9 atitudes das pessoas bem-sucedidas | Sextante
Livro

9 atitudes das pessoas bem-sucedidas

Heidi Grant Halvorson

Descubra o que você deve fazer de diferente para alcançar seus objetivos

Descubra o que você deve fazer de diferente para alcançar seus objetivos

Com base em estudos científicos que mostram exatamente o que causa maior impacto no desempenho, este livro traz dicas claras e práticas sobre as estratégias utilizadas pelas pessoas mais bem-sucedidas do mundo.

Heidi Grant Halvorson, psicóloga social especializada em motivação, descobriu que aqueles que conseguem o que querem devem isso muito mais ao que fazem do que ao que são. A partir daí, identificou as mudanças de comportamento imprescindíveis para quem deseja alcançar o sucesso.

Ao fim de cada capítulo, são propostos exercícios para que você coloque em prática todas as lições ensinadas e internalize os fundamentos necessários para conseguir criar bons hábitos de forma permanente.

Com uma linguagem leve e acessível, as dicas podem ser aplicadas a todas as áreas, seja no âmbito profissional ou pessoal.

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Por que você alcançou com tanto sucesso alguns dos seus objetivos, mas não todos? Se não sabe ao certo, não é o único nessa situação. Até mesmo pessoas brilhantes e realizadas têm dificuldade para compreender isso. A resposta intuitiva – a de que você nasceu predisposto a determinados talentos, mas não a outros – é apenas parte da explicação.

Este livro apresenta 9 coisas que as pessoas bem-sucedidas fazem de diferente. São estratégias para estabelecer e perseguir objetivos – e que causam um impacto enorme sobre o desempenho.

Psicólogos que estudam a motivação conduziram milhares de pesquisas para identificar e testar a eficiência dessas estratégias. A boa notícia é que elas são simples e fáceis de aplicar.

Quando terminar este livro, você não apenas vai compreender melhor algumas das coisas que está fazendo certo como também será capaz de identificar erros que o têm atrapalhado. Mais importante, conseguirá usar esse conhecimento em benefício próprio de agora em diante.

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Ficha técnica
Lançamento 01/09/2014
Tradução PAULO JUNIOR POLZONOF
Formato 14 x 21 cm
Número de páginas 96
Peso 159 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-431-0133-0
EAN 9788543101330
Preço R$ 24,90
Ficha técnica e-book
eISBN 9788543101347
Preço R$ 17,99
Conteúdos especiais
Lançamento 01/09/2014
Título original
Tradução PAULO JUNIOR POLZONOF
Formato 14 x 21 cm
Número de páginas 96
Peso 159 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-431-0133-0
EAN 9788543101330
Preço R$ 24,90

E-book

eISBN 9788543101347
Preço R$ 17,99

Leia um trecho do livro

Introdução

Por que você alcançou com tanto sucesso alguns dos seus objetivos, mas não todos? Se não sabe ao certo, não é o único nessa situação. Até mesmo pessoas brilhantes e realizadas têm dificuldade para compreender isso. A resposta intuitiva – a de que você nasceu predisposto a determinados talentos, mas não a outros – é somente parte da explicação. Na verdade, décadas de pesquisas indicam que os bem-sucedidos alcançam seus objetivos pessoais e profissionais não só pelo que são, mas quase sempre pelo que fazem.

Este livro apresenta 9 coisas que as pessoas bem-sucedidas fazem de diferente. São estratégias para estabelecer e perseguir objetivos – e que causam um impacto enorme sobre o desempenho.

Psicólogos que estudam a motivação, como eu, conduziram milhares de estudos para identificar e testar a eficiência (e os limites) dessas estratégias. A boa notícia é que elas são simples e fáceis de aplicar.

Quando terminar de ler este livro, você não apenas vai compreender melhor algumas das coisas que está fazendo certo como também será capaz de identificar erros que o têm atrapalhado. Mais importante, conseguirá usar esse conhecimento em benefício próprio de agora em diante.

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Seja específico

Ao estabelecer um objetivo para si mesmo, tente ser o mais específico possível. “Perder 2,5 quilos” é melhor do que “perder um pouco de peso”, porque lhe dá uma ideia mais clara do que quer alcançar, e isso o mantém motivado. Além disso, pense no que você precisa fazer especificamente para alcançar seu objetivo. Somente prometer “comer menos” ou “dormir mais” é vago; seja claro e preciso. “Vou dormir às 22 horas durante a semana”, por exemplo, não deixa dúvidas sobre o que você precisa fazer e se já o fez ou não.

Quando peço às pessoas que me falem sobre seus objetivos, elas dizem que querem “se destacar no trabalho”, “comer melhor” ou “gastar menos e economizar mais”. Ao que eu retruco: “Ok, mas o que significa exatamente chegar a esse objetivo? Como você saberá que já o alcançou?” Em geral, esse questionamento é seguido por um longo silêncio e um olhar que expressa confusão. E, depois, por uma resposta do tipo “Eu não pensei nisso direito”.

Reservar um tempo para refletir e então poder ser específico e expressar exatamente o que quer conquistar impede que você se acomode por menos – que diga a si mesmo que o que fez é “bom o bastante” – e deixa mais claro o caminho que precisa trilhar. (Se meu objetivo é “melhorar o relacionamento com minha mãe”, o que eu deveria fazer para alcançar isso não é óbvio. Se eu for mais específico e criar a meta de “falar com minha mãe ao menos duas vezes por semana”, saberei exatamente o que será necessário fazer e com que frequência.) Muitos estudos têm mostrado que ser específico é um dos passos fundamentais (ainda que ignorados) para se alcançar qualquer objetivo.

Por exemplo, em vez de “se destacar no trabalho”, tenha por meta algo mais concreto, como “um aumento de pelo menos __%” ou “ser promovido a, no mínimo, o cargo de ____”. É tentador se desviar de qualquer objetivo quando você está com preguiça, se sentindo desencorajado ou entediado. Mas não há como se enganar caso haja um objetivo específico; você saberá quando o tiver alcançado ou não. Se ainda não houver chegado lá, há pouco a fazer além de continuar tentando.

Ser exato quanto ao que se quer é apenas o primeiro passo. O mesmo deve ser feito em relação aos obstáculos que existem entre você e seu objetivo. Na verdade, o que você de fato precisa fazer é pensar continuamente no sucesso que quer conquistar e nos passos que o levarão até lá. Esta estratégia é chamada de contraste mental, uma forma muito eficiente de estabelecer objetivos e de reforçar seu comprometimento.

Para usá-la, imagine primeiro como você vai se sentir quando atingir seu objetivo, e o faça com o máximo de detalhes possível. Depois, pense nos obstáculos que precisará superar. Por exemplo, se você quer ter um emprego melhor e com salário mais alto, deve começar imaginando o orgulho e a empolgação que sentiria ao aceitar uma oferta de uma grande empresa. Então reflita sobre o que há entre você e a oferta – isto é, todos os potenciais candidatos que desejam o mesmo emprego. Isso faz você querer melhorar um pouco o seu currículo, não?

Nesse processo você se dá conta da necessidade de agir, um estado fundamental para alcançar seu objetivo, porque cria um estímulo psicológico. Sonhar com a sua felicidade em determinado emprego pode ser muito agradável, mas não basta para consegui-lo. O contraste mental transforma desejos em realidade ao chamar a atenção para o que você vai precisar fazer para que isso aconteça.

Os resultados de estudos que meus colegas e eu conduzimos – analisando situações que envolviam desde estudantes tentando passar para uma universidade e pessoas da área de recursos humanos querendo gerenciar melhor seu tempo até solteiros buscando um parceiro e pediatras tentando melhorar a comunicação com os pais dos pacientes – são sempre os mesmos. O contraste mental sem dúvidas gera um esforço maior, mais energia, planejamento e, no geral, uma porcentagem maior de objetivos alcançados. Reservar alguns instantes para se revezar mentalmente entre o futuro que você almeja e os obstáculos que terá de superar vai ajudá-lo a encontrar a direção e a motivação necessárias para obter sucesso.

Colocando em prática:
Seja específico

1. Escreva seu objetivo.

Exemplo A: Meu objetivo é me destacar no trabalho.

Exemplo B: Meu objetivo é perder peso.

2. Pergunte a si mesmo: “Como vou saber que já alcancei minha meta?”

Descreva este instante.

Exemplo A: Vou saber que me destaquei no trabalho quando meu chefe me promover a gerente.

Exemplo B: Vou saber que perdi peso quando conseguir vestir minha calça jeans tamanho 36.

3. Reescreva seu objetivo, usando a informação do item 2.

Exemplo A: Meu objetivo é ser promovido a gerente.

Exemplo B: Meu objetivo é usar calças tamanho 36.

4. Agora vamos usar um pouco de contraste mental. Pense em dois aspectos positivos de alcançar seus objetivos e em dois obstáculos que estão no seu caminho.

Exemplo A:

Aspectos positivos: Vou ganhar mais dinheiro.

Vou ter mais influência sobre as estratégias da empresa.

Obstáculos: Meu colega de trabalho quer a mesma promoção.

Não sei bem o que o meu chefe espera de mim.

5. Começando com o primeiro aspecto positivo, redija algumas frases sobre como será vivenciá-lo. Depois, escreva um pouco sobre o primeiro obstáculo e sobre a razão de ser um problema. Repita o processo para o segundo aspecto positivo e o segundo obstáculo.

Como está sua situação agora? Se você acredita que tem uma grande probabilidade de alcançar seu objetivo, deve estar se sentindo motivado e determinado. O que é necessário fazer em seguida? O contraste mental deve ajudá-lo a ter mais clareza quanto à etapa seguinte.

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Heidi Grant Halvorson

Sobre o autor

Heidi Grant Halvorson

Ph.D., é psicóloga social, palestrante e autora de Sucesso – Como alcançar suas metas. Diretora associada do Centro Científico de Motivação da Columbia Business School, ela trabalha para o conselho consultivo de diversas empresas e escreve colunas sobre motivação e liderança para periódicos como Harvard Business ReviewHuffington PostForbes e Psychology Today. Seu post original “9 Things Successful People Do Differently”, que deu origem a este livro, detém o recorde de mais visitas na história do site da revista de negócios e administração de Harvard. Heidi dá treinamentos sobre temas como motivação, persuasão e marketing em diversas empresas.  

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