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AUTOAJUDA

Atenção plena em poucas palavras

Atenção plena em poucas palavras

DRA. PATRIZIA COLLARD

10 minutos por dia para uma vida mais tranquila e menos estressante

10 minutos por dia para uma vida mais tranquila e menos estressante

Mais de 250 mil exemplares vendidos no mundo.

Conheça os fundamentos da atenção plena em mais de 30 exercícios simples, que podem ser feitos em 5 ou 10 minutos. Reconecte-se. Esteja presente. Viva o agora.

 

A atenção plena é uma maneira de nos conectarmos com o agora, vivenciando o momento, aceitando a experiência presente exatamente como ela é, sem julgamentos ou críticas.

Sua prática nos ajuda a diminuir o estresse e a reencontrar a alegria e a serenidade, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde – e tudo isso sem precisar entoar mantras ou passar horas meditando.

Este pequeno guia ilustrado traz reflexões e exercícios simples que irão revelar para você a paz que existe no momento presente. Em apenas poucos minutos por dia, você poderá se libertar do estresse, da ansiedade e da procrastinação. E, principalmente, poderá criar seu próprio caminho para uma vida mais tranquila e significativa.

Mais de 250 mil exemplares vendidos no mundo.

Conheça os fundamentos da atenção plena em mais de 30 exercícios simples, que podem ser feitos em 5 ou 10 minutos. Reconecte-se. Esteja presente. Viva o agora.

 

A atenção plena é uma maneira de nos conectarmos com o agora, vivenciando o momento, aceitando a experiência presente exatamente como ela é, sem julgamentos ou críticas.

Sua prática nos ajuda a diminuir o estresse e a reencontrar a alegria e a serenidade, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde – e tudo isso sem precisar entoar mantras ou passar horas meditando.

Este pequeno guia ilustrado traz reflexões e exercícios simples que irão revelar para você a paz que existe no momento presente. Em apenas poucos minutos por dia, você poderá se libertar do estresse, da ansiedade e da procrastinação. E, principalmente, poderá criar seu próprio caminho para uma vida mais tranquila e significativa.

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Ficha técnica
Lançamento 07/11/2016
Título original THE LITTLE BOOK OF MINDFULNESS
Tradução DÉBORA CHAVES
Formato 10,5 x 14,7 cm
Número de páginas 96
Peso 150 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-431-0398-3
EAN 9788543103983
Preço R$ 29,90
Lançamento 07/11/2016
Título original THE LITTLE BOOK OF MINDFULNESS
Tradução DÉBORA CHAVES
Formato 10,5 x 14,7 cm
Número de páginas 96
Peso 150 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-431-0398-3
EAN 9788543103983
Preço R$ 29,90

Leia um trecho do livro

Introdução

O que é atenção plena?

Atenção plena é estar atento ou trazer o foco para este momento, de maneira deliberada e sem julgar a experiência. Por exemplo, quando estamos atentos e saímos para uma caminhada (veja página 42), nós de fato prestamos atenção em tudo o que encontramos – árvores, carros, flores brotando em pequenas fendas, um gato cruzando a estrada –, em vez de ficarmos elaborando listas de coisas para fazer.

Quando estamos assim, reconectados, vivendo de maneira autêntica cada momento, descobrimos a sensação de paz e de encantamento. Isso permite que nos sintamos, ao menos de vez em quando, verdadeiramente maravilhados com a vida.

Como forma de terapia, a atenção plena esteve em evidência recentemente. Ela é recomendada pelo Ministério da Saúde dos Estados Unidos e também está nas diretrizes estabelecidas pelo Instituto Nacional para a Excelência Clínica (NICE, na sigla em inglês). Muitos veem essa prática como uma intervenção simples, eficiente e barata para aliviar o estresse do dia a dia, além de uma habilidade que, uma vez incorporada ao cotidiano, pode evitar que entremos em colapso ou que fiquemos doentes.

Existem mais de 10 mil teses sobre terapias baseadas na atenção plena, caso você queira se aprofundar no assunto, bem como diversos vídeos e artigos na internet. A aplicação da atenção plena abrange várias situações, tais como treinamentos para pais e mães sobre como educar os filhos, tratamentos de transtornos mentais e terapias de bem-estar. Essa técnica também é utilizada como reforço para o sistema imunológico, com resultados positivos em pacientes com HIV, síndrome da fadiga crônica, fibromialgia e esclerose múltipla.

Os benefícios da prática da atenção plena

A prática frequente da atenção plena traz diversos benefícios físicos e psicológicos, entre eles:

  • Aumenta a sensação de calma e relaxamento.
  •  Melhora os níveis de energia e de entusiasmo pela vida.
  • Reduz o risco de estresse, depressão, ansiedade, dor crônica, dependência química e baixa imunidade.
  • Ajuda a aumentar a compaixão por nós mesmos, pelos outros e pelo planeta.

 

Introdução

O que é atenção plena?

Atenção plena é estar atento ou trazer o foco para este momento, de maneira deliberada e sem julgar a experiência. Por exemplo, quando estamos atentos e saímos para uma caminhada (veja página 42), nós de fato prestamos atenção em tudo o que encontramos – árvores, carros, flores brotando em pequenas fendas, um gato cruzando a estrada –, em vez de ficarmos elaborando listas de coisas para fazer.

Quando estamos assim, reconectados, vivendo de maneira autêntica cada momento, descobrimos a sensação de paz e de encantamento. Isso permite que nos sintamos, ao menos de vez em quando, verdadeiramente maravilhados com a vida.

Como forma de terapia, a atenção plena esteve em evidência recentemente. Ela é recomendada pelo Ministério da Saúde dos Estados Unidos e também está nas diretrizes estabelecidas pelo Instituto Nacional para a Excelência Clínica (NICE, na sigla em inglês). Muitos veem essa prática como uma intervenção simples, eficiente e barata para aliviar o estresse do dia a dia, além de uma habilidade que, uma vez incorporada ao cotidiano, pode evitar que entremos em colapso ou que fiquemos doentes.

Existem mais de 10 mil teses sobre terapias baseadas na atenção plena, caso você queira se aprofundar no assunto, bem como diversos vídeos e artigos na internet. A aplicação da atenção plena abrange várias situações, tais como treinamentos para pais e mães sobre como educar os filhos, tratamentos de transtornos mentais e terapias de bem-estar. Essa técnica também é utilizada como reforço para o sistema imunológico, com resultados positivos em pacientes com HIV, síndrome da fadiga crônica, fibromialgia e esclerose múltipla.

Os benefícios da prática da atenção plena

A prática frequente da atenção plena traz diversos benefícios físicos e psicológicos, entre eles:

  • Aumenta a sensação de calma e relaxamento.
  •  Melhora os níveis de energia e de entusiasmo pela vida.
  • Reduz o risco de estresse, depressão, ansiedade, dor crônica, dependência química e baixa imunidade.
  • Ajuda a aumentar a compaixão por nós mesmos, pelos outros e pelo planeta.

 

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Dra. Patrizia Collard

Sobre o autor

Dra. Patrizia Collard

Psicoterapeuta, consultora de administração do estresse e professora de psicoterapia na University of East London. É autora de diversos livros, entre eles Journey into Mindfulness, Mindfulness-based Cognitive Therapy for Dummies e Awakening the Compassionate Mind.

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