O essencial | Sextante
Livro

O essencial

Costanza Pascolato

ESGOTADO

ESGOTADO

O que você precisa saber para viver com mais estilo

 

“Respeite sua essência. Seja você mesma. É o jeito mais inteligente de construir seu estilo, sua maneira de viver e de se vestir. E você vai ver: estilo é fundamental para a autoestima.” – Costanza Pascolato

As modas passam, mas a elegância fica. Costanza Pascolato que o diga. Há décadas a empresária e consultora de moda é considerada uma das mulheres mais elegantes do país. Seu segredo? O essencial, cara leitora. Suas dicas simples e práticas mostram que ter estilo não é tão caro nem tão complicado quanto parece.

Combinando oito itens básicos – os essenciais – com acessórios charmosos, é possível montar um guarda-roupa elegante e versátil, tanto para o dia a dia de trabalho quanto para um jantar com amigos ou uma noite de festa.

Com bom humor e bom senso, Costanza alterna lições de estilo e de vida: indica truques para disfarçar os pontos fracos, mostra como misturar peças caras e baratas, elege os pares de sapato fundamentais e ensina a não perder a cabeça nas liquidações.

Para compor um estilo pessoal e intransferível, é preciso antes de tudo descobrir o que se afina com seu corpo, seus hábitos e personalidade. Se você não deseja se transformar numa vítima da moda, identifique o que lhe cai bem, em vez de seguir fielmente o que as passarelas ditam.

Afinal, tão importante quanto a roupa que você veste é a maneira como escolhe se comportar: sua atitude, postura e inteligência.

****

“Não copie uma pessoa ideal, copie você mesma.” – Clarice Lispector

Hoje a regra é: não há mais regra. Não importa se você é clássica, esportiva, moderna ou exuberante, Costanza Pascolato reúne uma série de dicas que vão ajudá-la a se tornar mais elegante, sem abrir mão de seu estilo. Em O essencial, você vai aprender a enxergar a moda sem medos nem angústias – e com muita irreverência.

Nesta edição atualizada, de cara nova, com design moderno e fotos contemporâneas, você vai conhecer um pouco da sabedoria de uma das mais conceituadas consultoras de moda do país:

“Não dá para fazer da compra um gesto arrebatado e romântico. Pense. Custa dinheiro.”

“Roupas devem atender às suas particularidades. Não interessa se está na moda, se as revistas não param de falar sobre o assunto: se não ficar bem em você, não use.”

“Sim, você pode. Jogar fora, dar para a tia, a prima, fazer um ato de caridade e doar tudo para a igreja mais próxima. Vender por atacado ou no brechó. Enfim, você pode fazer o que quiser com as roupas que não lhe interessam mais.”

“Não dá para entender como algumas pessoas deixam as melhores louças no armário e separam as mais mixinhas para o dia a dia – qual será a lógica? Não foi para elas que tudo aquilo foi comprado?”

“Na hora de decidir o que comprar, considere o que já tem no armário. Pense bem se a nova compra não é repetitiva, se vai combinar com o que você já tem, se vai modernizar o guarda-roupa, se vai incrementar o seu estilo.”

“Quem acha que o melhor é sempre levar dois pelo preço de um inicialmente tem a sensação de que está lucrando. Depois o barato acaba mesmo saindo caro.”

“Nunca menti a idade. Na verdade, sempre gostei de aumentá-la um ou dois anos. Assim, pelo menos me habituei a ouvir o clássico elogio ‘Você parece mais nova!’ sem culpas. E não é que eu sou mais nova mesmo?”

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Ficha técnica
Lançamento 07/11/2013
Título original O ESSENCIAL
Formato 16 x 23 cm
Número de páginas 256
Peso 560 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-7542-995-2
EAN 9788575429952
Preço R$ 59,90
Conteúdos especiais
Lançamento 07/11/2013
Título original O ESSENCIAL
Tradução
Formato 16 x 23 cm
Número de páginas 256
Peso 560 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-7542-995-2
EAN 9788575429952
Preço R$ 59,90

Leia um trecho do livro

Mais de uma década se passou desde que este livro foi lançado pela primeira vez. O Brasil, o mundo e a moda não são mais aqueles!

O bem-vindo crescimento do país trouxe, como uma das grandes novidades, a afirmação de uma identidade cada vez mais clara, plural e predominantemente verde e amarela. Pode parecer banal, mas na verdade trata-se de uma revolução. Embora a moda como um todo tenha se globalizado, as escolhas da mulher brasileira são cada vez mais locais. Isso faz com que as antigas regras de moda – que eram mais precisas e quase sempre internacionais, delimitando comprimento de saias e vestidos, largura das calças, tamanho de camisetas, formas e proporções da silhueta, etc. – não tenham mais tanta importância.

Hoje a regra é: não há mais regra, o que, claro, cria certo desamparo. Além do mais, até pouco tempo atrás, a televisão era a única fonte de inspiração das mulheres mais inseguras em relação à própria aparência. Agora, com a internet, uma megaquantidade de imagens invade nosso cotidiano a ponto de nos tornar criaturas miméticas, ou seja, que tendem a imitar. Entretanto, a cópia cria uma desadaptação, um estranhamento em relação à própria personalidade, o que se reflete também no visual. É por isso que sempre defendi que se evitasse cair na armadilha da moda. A mulher que segue tendências cegamente, sem olhar para si, sem entender o que lhe cai bem e o que é ideal para seu estilo de vida, vira uma caricatura de seu tempo. Ela se transforma numa fashion victim, ou vítima da moda.

A melhor dica é: mais do que nunca, respeite sua essência. Seja você mesma. É o jeito mais inteligente de construir seu estilo, sua maneira de viver e de se vestir. E você vai ver: estilo é fundamental para a autoestima.

O que eu mais quero é que minhas dicas possam ajudá-la a ser você mesma, sem medos nem angústias. Afinal, a vida é curta demais para se gastar tempo com preocupações vãs. Sem falar que essas aflições (inúteis!) só aumentam nossas rugas!

Um beijo,

Costanza Pascolato

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Costanza Pascolato

Sobre o autor

Costanza Pascolato

Nasceu em Siena, na Itália, em 1939, e veio com a família para o Brasil ainda pequena. Ela sempre manteve uma forte ligação com a moda, principalmente por seus pais terem fundado a Tecelagem Santaconstância quando ela tinha apenas 8 anos.Em 1971 começou sua carreira como editora de moda nas revistas Claudia e Claudia Moda, onde trabalhou por 17 anos. Nos anos 1980 recebeu de Joyce Pascowitch o título de “papisa da moda”, apelido que carrega até hoje.Após sua saída da Editora Abril, passou a se dedicar à Santaconstância e a serviços de consultoria. Foi colunista da Folha de S.Paulo e atualmente escreve para a Vogue Brasil. Tem o projeto costanzapascolato.com.br, que fundou em parceria com a Shop2Gether – site de compras que reúne estilistas e marcas consagradas de moda e design.

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