Desenvolver o próprio negócio é a meta de muita gente, mas o caminho para empreender envolve muitos riscos e desafios, além de um amplo conhecimento sobre a atividade em que se planeja prosperar. Trabalhar duro é, sem dúvida, essencial, mas buscar capacitação acadêmica aliada a informações práticas sobre o novo negócio pode ser decisivo para o sonho não naufragar.
Desenvolver o próprio negócio é a meta de muita gente, mas o caminho para empreender envolve muitos riscos e desafios, além de um amplo conhecimento sobre a atividade em que se planeja prosperar. Trabalhar duro é, sem dúvida, essencial, mas buscar capacitação acadêmica aliada a informações práticas sobre o novo negócio pode ser decisivo para o sonho não naufragar.
O empreendedorismo vem se firmando como uma tendência mundial. Nos Estados Unidos, 35% da população economicamente ativa são constituídos por autônomos. Na Alemanha, o número de pessoas que abriram a própria empresa dobrou nos últimos 20 anos.
O Brasil segue o mesmo caminho. De acordo com o último relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 14 milhões de brasileiros se tornaram seus próprios chefes em 2020, um recorde que se atribui aos efeitos da pandemia no cenário econômico. Mas os dados também revelam a dificuldade que a maior parte dos empreendedores enfrenta: 21,6% das microempresas nacionais acabam fechando após cinco anos de atividades.
O gerente de produtos e ilustrador norte-americano Jason Barron cursou durante dois anos um MBA na Brigham Young University, em Utah. Enquanto frequentava as aulas, Barron passou a resumir os mais diversos conteúdos a que tinha acesso utilizando imagens e ilustrações. Surgia, assim, MBA Visual, um livro acessível, amplamente ilustrado e multidisciplinar.
“Acabei de passar por 86 dias de aula, frequentar 516 horas de várias disciplinas, fazer pilhas de trabalhos de casa e torrar dezenas de milhares de dólares em mensalidades. Com este livro, você pode tirar proveito de tudo isso por uma fração do custo e no conforto do lar”, explica o autor.
Na obra, Barron reúne conceitos de gestão de pessoas, marketing, administração e negociação em imagens criativas e fáceis de compreender. Em vez de escrever longas frases que demandam horas intermináveis de estudo, ele captura os pontos principais de cada área do conhecimento, apresentando conceitos-chave, explicados de maneira visual em sketchnotes.
Reunimos aqui 5 motivos para você ler este livro antes de abrir seu próprio negócio. Confira!
• Especialistas apontam que 60% das pessoas aprendem mais rápido por meio de imagens. Com este guia você pode entender mais rápido, absorver melhor e recordar de forma ágil as ideias mais importantes e úteis que aprenderia ao cursar um MBA.
• O livro abrange um amplo leque de disciplinas, apresentadas de maneira prática e interconectada.
• O autor reúne informações indispensáveis para quem deseja empreender, desde as etapas de brainstorming e de estruturação do modelo de negócios até a expansão da empresa, analisada no capítulo sobre gestão global.
• Repleto de insights preciosos, o autor orienta sobre o processo de tomada de decisões estratégicas e aponta quais as ferramentas essenciais para analisar se a sua empresa está seguindo o rumo certo.
• A obra é também um manual de melhores práticas, reunindo dicas sobre Marketing (incluindo um capítulo específico sobre Marketing para startups), Gestão e Finanças Empreendedoras.