Livro
Livro
NEGÓCIOS

101 dicas práticas de liderança

101 dicas práticas de liderança

JOHN BALDONI

Técnicas, ferramentas e estratégias indispensáveis

Técnicas, ferramentas e estratégias indispensáveis

“Este livro aborda questões que fatalmente surgem na carreira e na vida de diversos profissionais e apresenta as ideias de forma concisa e direta. Líderes experientes aprenderão novas abordagens que os incentivarão a pensar sobre problemas de formas diferentes. Os iniciantes acharão este livro original e dinâmico.”– John Baldoni

 

Repleto de informações acessíveis e fundamentado em pesquisas atuais sobre o papel dos líderes e as expectativas de suas equipes, este livro é organizado em três seções: você, colegas e a empresa.

John Baldoni, experiente coach de executivos, trata de todos os aspectos relevantes para uma gestão mais eficiente e inspiradora, e, com orientações precisas, reforça o valor da prática para o crescimento do líder. Ao final de cada seção, ele resume as principais lições e convida o leitor a realizar exercícios de autoavaliação, ajudando-o a pensar de maneira crítica e vencer as complexidades do mundo corporativo.

Conheça algumas das 101 dicas:

• Como se conhecer melhor
• Como vender uma ideia para seu chefe
• Como motivar os funcionários
• Estabeleça um vínculo autêntico e se torne um gerente acessível
• Não permita que conflitos destruam a equipe
• Cinco maneiras de lidar com quem você não se dá bem
• Três maneiras de melhorar seu desempenho
• Elimine conflitos e corrija eventuais injustiças
• Transforme papos furados em conversas inteligentes
• Ajude a equipe a evitar o esgotamento

****

Quando tudo sai errado, deixar de reagir a uma crise é uma falha de liderança. É importante saber quando se envolver na questão.

Diante de uma crise, um líder deve:

Ser visto. Quando surgem problemas, é fácil perceber se um líder está à altura da tarefa. Se um chefe se mantém escondido ou isolado com a alta gerência, inacessível aos funcionários, está claro que ele não é a pessoa certa para o cargo.

Ser ouvido. Queremos saber o que se passa na cabeça de nossos líderes; eles precisam nos comunicar o que estão pensando por meio de palavras e atitudes. Se não transmitem mensagem alguma, cria-se um vácuo de informação, o que favorece a proliferação de boatos.

Estar presente. Esta é a parte mais difícil e significa fazer parte da ação, envolver-se ativamente no processo de enfrentar a crise ou reerguer a empresa após o período de turbulência. A dura realidade do gerenciamento de crises é que elas são imprevisíveis. Raramente seguem um roteiro predefinido.

Líderes precisam estar atentos e engajados sempre que requisitados e transmitir uma sensação de serenidade e controle. Um líder que não enfrenta as adversidades ou parece totalmente perdido cria a pior imagem de si mesmo. Esse tipo de postura gera medo, do qual nada de positivo é extraído.

“Este livro aborda questões que fatalmente surgem na carreira e na vida de diversos profissionais e apresenta as ideias de forma concisa e direta. Líderes experientes aprenderão novas abordagens que os incentivarão a pensar sobre problemas de formas diferentes. Os iniciantes acharão este livro original e dinâmico.”– John Baldoni

 

Repleto de informações acessíveis e fundamentado em pesquisas atuais sobre o papel dos líderes e as expectativas de suas equipes, este livro é organizado em três seções: você, colegas e a empresa.

John Baldoni, experiente coach de executivos, trata de todos os aspectos relevantes para uma gestão mais eficiente e inspiradora, e, com orientações precisas, reforça o valor da prática para o crescimento do líder. Ao final de cada seção, ele resume as principais lições e convida o leitor a realizar exercícios de autoavaliação, ajudando-o a pensar de maneira crítica e vencer as complexidades do mundo corporativo.

Conheça algumas das 101 dicas:

• Como se conhecer melhor
• Como vender uma ideia para seu chefe
• Como motivar os funcionários
• Estabeleça um vínculo autêntico e se torne um gerente acessível
• Não permita que conflitos destruam a equipe
• Cinco maneiras de lidar com quem você não se dá bem
• Três maneiras de melhorar seu desempenho
• Elimine conflitos e corrija eventuais injustiças
• Transforme papos furados em conversas inteligentes
• Ajude a equipe a evitar o esgotamento

****

Quando tudo sai errado, deixar de reagir a uma crise é uma falha de liderança. É importante saber quando se envolver na questão.

Diante de uma crise, um líder deve:

Ser visto. Quando surgem problemas, é fácil perceber se um líder está à altura da tarefa. Se um chefe se mantém escondido ou isolado com a alta gerência, inacessível aos funcionários, está claro que ele não é a pessoa certa para o cargo.

Ser ouvido. Queremos saber o que se passa na cabeça de nossos líderes; eles precisam nos comunicar o que estão pensando por meio de palavras e atitudes. Se não transmitem mensagem alguma, cria-se um vácuo de informação, o que favorece a proliferação de boatos.

Estar presente. Esta é a parte mais difícil e significa fazer parte da ação, envolver-se ativamente no processo de enfrentar a crise ou reerguer a empresa após o período de turbulência. A dura realidade do gerenciamento de crises é que elas são imprevisíveis. Raramente seguem um roteiro predefinido.

Líderes precisam estar atentos e engajados sempre que requisitados e transmitir uma sensação de serenidade e controle. Um líder que não enfrenta as adversidades ou parece totalmente perdido cria a pior imagem de si mesmo. Esse tipo de postura gera medo, do qual nada de positivo é extraído.

Compre agora:

Ficha técnica
Lançamento 23/04/2014
Título original
Tradução
Formato 14 x 21 cm
Número de páginas 224
Peso 260 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-431-0085-2
EAN 9788543100852
Preço R$ 29,90
Ficha técnica e-book
eISBN 9788543100869
Preço R$ 19,99
Lançamento 23/04/2014
Título original
Tradução
Formato 14 x 21 cm
Número de páginas 224
Peso 260 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-431-0085-2
EAN 9788543100852
Preço R$ 29,90

E-book

eISBN 9788543100869
Preço R$ 19,99

Leia um trecho do livro

Prólogo

“Quando já não somos capazes de mudar uma situação, o desafio está em mudar a nós mesmos.”

– Victor Frankl

Há tempos que As pessoas me perguntavam se eu não gostaria de colocar minhas ideias sobre coaching em formato de livro. Sempre achei que poderia ser interessante, mas queria ter a oportunidade de fazer mais que apenas juntar uma série de conselhos sobre o tema. Para tanto, fiz questão de ler e consultar mais de 100 artigos e textos que escrevi e sintetizá-los em noções simples, no intuito de oferecer insight, apoio e inspiração.

101 dicas práticas de liderança aborda questões que fatalmente surgem na carreira e na vida de diversos profissionais e apresenta as ideias de forma concisa e direta, seguidas de exercícios de autoanálise que simulam minhas consultorias sobre liderança. Também traz valiosos conselhos práticos e estratégicos.

Líderes experientes aprenderão novas abordagens que os incen­tivarão a pensar sobre problemas de formas diferentes e a aprimorar suas habilidades de liderança. Os iniciantes provavelmente acharão este livro original e dinâmico. E como as pessoas em posição de liderança sabem muito mais do que costumam admitir para si mesmas, garanto que todos aqueles que buscam autoafirmação poderão encontrá-la nestas páginas.

Este livro também se baseia em pesquisas recentes sobre o papel dos líderes e sobre as expectativas de seus subordinados.

Lembre-se das palavras do escritor Theodor Geisel, mais conhecido como Dr. Seuss: “Hoje é seu dia! A montanha está à sua espera. Então… não perca mais tempo.”

Boa leitura e comece a liderar!

 

Prólogo

“Quando já não somos capazes de mudar uma situação, o desafio está em mudar a nós mesmos.”

– Victor Frankl

Há tempos que As pessoas me perguntavam se eu não gostaria de colocar minhas ideias sobre coaching em formato de livro. Sempre achei que poderia ser interessante, mas queria ter a oportunidade de fazer mais que apenas juntar uma série de conselhos sobre o tema. Para tanto, fiz questão de ler e consultar mais de 100 artigos e textos que escrevi e sintetizá-los em noções simples, no intuito de oferecer insight, apoio e inspiração.

101 dicas práticas de liderança aborda questões que fatalmente surgem na carreira e na vida de diversos profissionais e apresenta as ideias de forma concisa e direta, seguidas de exercícios de autoanálise que simulam minhas consultorias sobre liderança. Também traz valiosos conselhos práticos e estratégicos.

Líderes experientes aprenderão novas abordagens que os incen­tivarão a pensar sobre problemas de formas diferentes e a aprimorar suas habilidades de liderança. Os iniciantes provavelmente acharão este livro original e dinâmico. E como as pessoas em posição de liderança sabem muito mais do que costumam admitir para si mesmas, garanto que todos aqueles que buscam autoafirmação poderão encontrá-la nestas páginas.

Este livro também se baseia em pesquisas recentes sobre o papel dos líderes e sobre as expectativas de seus subordinados.

Lembre-se das palavras do escritor Theodor Geisel, mais conhecido como Dr. Seuss: “Hoje é seu dia! A montanha está à sua espera. Então… não perca mais tempo.”

Boa leitura e comece a liderar!

 

LEIA MAIS

John Baldoni

Sobre o autor

John Baldoni

Palestrante reconhecido internacionalmente, possui uma consultoria de liderança e coaching executivo, a Baldoni Consulting LLC. Já escreveu mais de 500 colunas sobre liderança em renomadas publicações, como Harvard Business ReviewForbes e Washington Post. Em 2012, ficou em décimo lugar no ranking da Top Leadership Gurus International.

VER PERFIL COMPLETO

Gosta da Editora Sextante?

Assine a nossa newsletter e receba as novidades.

Administração, negócios e economia
Autoajuda
Bem-estar, espiritualidade e mindfulness
Biografias, crônicas e histórias reais
Lançamentos do mês
Mais vendidos
Audiolivros
Selecionar todas
Administração, negócios e economia Lançamentos do mês
Autoajuda Mais vendidos
Bem-estar, espiritualidade e mindfulness Audiolivros
Biografias, crônicas e histórias reais Selecionar todas