A arte de escrever bem no trabalho | Sextante
Livro

A arte de escrever bem no trabalho

Este livro pertence à coleção UM GUIA ACIMA DA MÉDIA

Harvard Business Review

 

Não deixe a má escrita atrapalhar sua carreira.

Conquiste os leitores. Escreva com coesão e clareza. Defenda o seu ponto de vista.

Indispensável para profissionais de todas as áreas e níveis de experiência, este livro tem o selo de qualidade Harvard Business Review e comprova que é possível dar uma guinada na carreira com passos simples, eliminando os problemas que estão tirando seu sono.

 

 

Quando seus e-mails, propostas e documentos importantes são mal escritos, você corre o risco de perder tempo, dinheiro e até mesmo bons negócios.

Pessoas que se comunicam de forma convincente e eficaz têm muito mais chances de se conectar com os outros e torná-los receptivos às suas ideias.

A arte de escrever bem no trabalho vai lhe mostrar que a boa redação é uma habilidade obrigatória para ser bem-sucedido.

Com uma seção de consulta rápida com dicas de pontuação, gafes comuns e as armadilhas gramaticais e ortográficas mais corriqueiras, este livro vai lhe oferecer as ferramentas indispensáveis para se expressar com clareza. Aprenda a:

• ir direto ao ponto
• vencer o bloqueio na hora de escrever
• prender a atenção dos leitores
• ganhar credibilidade com parceiros de negócios difíceis
• encontrar o tom certo de acordo com o tipo de mensagem

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Ficha técnica
Lançamento 14/06/2022
Título original Better Business Writing
Tradução Paulo Afonso
Formato 14 x 21 cm
Número de páginas 208
Peso 270 g
Acabamento Brochura
ISBN 978-85-431-1007-3
EAN 9788543110073
Preço R$ 49,90
Ficha técnica e-book
eISBN 978-85-431-1008-0
Preço R$ 29,99
Lançamento 14/06/2022
Título original Better Business Writing
Tradução Paulo Afonso
Formato 14 x 21 cm
Número de páginas 208
Peso 270 g
Acabamento Brochura
ISBN 978-85-431-1007-3
EAN 9788543110073
Preço R$ 49,90

E-book

eISBN 978-85-431-1008-0
Preço R$ 29,99

Leia um trecho do livro

O que você vai aprender

 

Você sente um frio na espinha ao escrever memorandos para altos executivos? Seus relatórios circulam pela empresa e suscitam mais perguntas do que respostas em quem os lê? Seus e-mails para colegas desaparecem em um vácuo, sem nunca ser respondidos nem provocar ações? Suas propostas não conseguem conquistar clientes?

Você perderá tempo, dinheiro e influência se tiver dificuldades em escrever profissionalmente. É um problema comum. Muitos de nós nos confundimos ao procurar as palavras certas e o tom adequado na redação de nossos documentos, mesmo que sejamos bem articulados na linguagem oral. Mas as coisas não precisam ser assim. Escrever de modo correto e persuasivo não requer magia nem sorte. É uma habilidade – e este guia lhe dará a confiança e as ferramentas necessárias para cultivá-la.

Logo você terá mais facilidade para:

  • Superar o bloqueio de escritor.
  • Motivar os leitores a agir.
  • Organizar suas ideias.
  • Expressar seus pontos de vista com clareza.
  • Ir direto ao assunto.
  • Prender a atenção do leitor.
  • Elaborar resumos bem concisos e úteis.
  • Eliminar elementos supérfluos de seus documentos.
  • Encontrar o tom adequado.
  • Evitar erros gramaticais.

 

 

Prefácio

Por que você precisa escrever bem

Talvez você ache que não precisa dar muita importância à redação – que bom o suficiente é suficientemente bom. Mas esse tipo de mentalidade pode custar caro. Supervisores, colegas, funcionários, clientes, sócios e todos os demais indivíduos com os quais você se comunica formam uma ideia a seu respeito com base em sua redação. Se ela é grosseira e desleixada, todos presumem que seu raciocínio também é. E, se você não consegue convencer as pessoas de que sua mensagem é importante, ninguém lhe dá atenção. Podem até decidir que não vale a pena fazer negócios com você. Os riscos são enormes.

Muitos podem até achar que uma boa redação não é importante e ser complacentes. Talvez pensem que o que vale são as ideias – não o texto. Mas a boa redação faz as ideias serem notadas. Faz com que sejam postas em prática. Portanto, não se iluda: escrever bem é muito importante.

Pessoas que escrevem mal criam barreiras entre elas e os leitores; pessoas que escrevem bem se conectam a eles, abrem suas mentes e atingem objetivos.

Para impressionar, para o bem ou para o mal, bastam algumas palavras. Vamos examinar quatro passagens – duas eficazes e duas ineficazes. Veja se você consegue determinar quais pertencem a cada tipo:

  1. No ambiente de negócios tal como existe a esta altura, alguém pode se achar no direito de alimentar a expectativa de que o recrutamento e a retenção de novos funcionários serão facilitados pelos problemas econômicos do atual mercado de trabalho. Entretanto, um bom número de pessoas das atividades empresariais vem descobrindo que não é um feito insignificante acrescentar à equipe pessoas que contribuam para o resultado final de um modo positivo e benéfico.
  2. No mercado de trabalho atual, pode-se pensar que contratar novos funcionários produtivos é algo fácil. Mas muitos empresários ainda têm dificuldades para encontrar bons candidatos.
  3. A ideia de contratar uma celebridade, que usa rotineiramente as mídias sociais ao custo de milhares de dólares, para promover a empresa de alguém tuitando sobre ela pode parecer pouco ortodoxa, para dizer o mínimo. Mas o número de empresas que reservam e despendem fundos para tais atividades ano após ano, como uma forma de promoção, está aumentando muito.
  4. Pagar milhares de dólares a uma celebridade para promover uma empresa em tuítes de 140 caracteres pode parecer loucura. No entanto, cada vez mais empresas estão fazendo exatamente isso.

Você consegue ver a diferença? Claro que consegue. O primeiro e o terceiro exemplos são verborrágicos e redundantes. A sintaxe é intricada e às vezes foge ao assunto. O segundo e o quarto exemplos são fáceis de entender, econômicos e diretos. Não fazem o leitor perder tempo.

Você já reconhece a redação corporativa que dá conta do recado – e, acredite, pode aprender a produzi-la. Talvez pense que escrever é chato. Há quem concorde. Mas existem métodos já comprovados que reduzem o trabalho e o tédio. Você vai conhecê-los neste livro, junto com muitos exemplos de “antes” e “depois” que os mostram em ação. (Eles foram extraídos de documentos reais, modificados.)

Escrever bem não é um dom inato. É uma habilidade que pode ser cultivada, como muitas outras. Qualquer indivíduo com capacidade atlética pode aprender a arremessar uma bola de basquete ou acertar uma bola de golfe razoavelmente bem. Qualquer indivíduo com coordenação motora pode aprender a tocar um instrumento musical de forma competente. E, se você já leu este texto até aqui, pode aprender a escrever bem – provavelmente muito bem – com a ajuda de alguns princípios norteadores.

Pense em si mesmo como um redator profissional

Se está no ramo empresarial e escreve – e-mails, relatórios, seja o que for – para obter resultados, você é um redator profissional. Em linhas gerais, pertence ao clube dos jornalistas, publicitários e redatores: seu sucesso pode muito bem depender dos textos que você produz e de seus efeitos nos leitores. Por isso sua redação precisa ser tão lapidada quanto possível.

A seguir, veja um exemplo que você talvez já conheça. Existem tem várias versões desta história – que às vezes é situada em cidades diferentes e contada com algumas variações:

Um cego está sentado em um parque com um cartaz pendurado no pescoço no qual se lê: “EU SOU CEGO.” À sua frente está uma latinha de metal. Um redator de anúncios passa por ele, para e vê somente três moedas na latinha. Então pergunta: “Senhor, posso mudar seu cartaz?” O cego responde: “Mas o cartaz é meu. Minha irmã escreveu o que eu pedi.” “Sei. Mas acho que posso ajudar. Deixe que eu escreva na parte de trás e você pode fazer um teste.” Após alguma hesitação, o cego concorda. No espaço de duas horas, a latinha fica cheia de moedas e notas. Quando outro transeunte passa e faz uma doação, o cego diz: “Espere um momentinho, por favor. O que está escrito no meu cartaz?” “Só sete palavras”, diz o novo doador: “Estamos na primavera e eu sou cego.”

O modo como se transmite qualquer informação é importante.

Leia com atenção para adquirir um bom estilo

Para se expressar de modo claro e persuasivo, você precisa desenvolver diversas qualidades:

  • Foco em seu motivo para escrever – e nas necessidades de seus leitores.
  • Preferência por palavras simples para expressar uma ideia com exatidão.
  • Tato em relação a expressões idiomáticas.
  • Aversão a jargões.
  • Apreço pelas palavras certas nos lugares certos.
  • Sensibilidade para identificar a entonação das frases.

Como adquirir essas qualidades? Comece a notar sua presença (ou ausência) em tudo que você ler. Pare um pouquinho e estude o trabalho de profissionais. A análise não deve ser uma obrigação nem ser realizada ao final de um longo dia. Reserve alguns minutos durante o café da manhã, ou entre as suas tarefas, e leia com atenção. Procure textos de qualidade que o agradem. Você pode encontrá-los em revistas de negócios, nos jornais de circulação nacional ou até em publicações esportivas.

Se possível, leia pelo menos um trecho em voz alta todos os dias, como se fosse um apresentador de noticiário. (Sim, literalmente em voz alta.) Leia com sentimento. Preste atenção na pontuação, na construção das frases, no ritmo das ideias e na distribuição dos parágrafos. Esse hábito o ajudará a avaliar o trabalho que está tentando aprender. E, assim que tiver aprimorado sua percepção, você precisará apenas praticar.

Veja os benefícios

Cartas ou e-mails ambíguos exigirão uma errata para esclarecer um mal-entendido – o que drena recursos e diminui a boa vontade. Um memorando mal escrito e com argumentação ruim pode resultar em uma decisão errada. Um relatório desorganizado pode ocultar informações importantes e levar os leitores a negligenciar fatos essenciais. Uma proposta pouco atraente será posta de lado e esquecida. Um texto mal preparado dirigido a um cliente importante apenas consumirá tempo dos superiores, que terão que reescrevê-lo na última hora para torná-lo aceitável, reduzindo suas chances de sucesso.

Tudo isso representa tempo perdido – e menos lucros. Mas você pode prevenir esses problemas com uma redação clara e concisa, que não é uma arte misteriosa, secreta ou remota, mas uma ferramenta comercial indispensável. Aprenda a usá-la e alcance os resultados que procura.

Uma observação preliminar: asteriscos são usados neste livro para indicar frases agramaticais, erros de ortografia e problemas de estilo

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Sobre o autor

Harvard Business Review

É a principal fonte para quem quer encontrar as mais inteligentes ideias sobre gestão.Por meio de sua revista principal e das 13 edições internacionais licenciadas, dos livros da Harvard Business Review Press e do conteúdo digital e de ferramentas publicadas no site HBR.org, a Harvard Business Review fornece aos profissionais de todo o mundo insights e práticas de sucesso comprovado para conduzir a si mesmos e suas organizações de forma mais eficiente e causar um impacto positivo.Acesse hbr.org.

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