“Quer ser um ótimo chefe? Então leia este livro e dê um de presente para o seu chefe. Vocês dois ficarão mais felizes!” – Charlene Li, autora de Liderança aberta
Se não existem chefes perfeitos, o que realmente distingue um ótimo chefe? Ele tem algo que ofusca suas deficiências: a confiança das pessoas que escolhem segui-lo.
Baseando-se em pesquisas e exemplos da vida real, Jill Geisler apresenta os maiores desafios enfrentados pelos chefes e explica a maneira certa de agir. Ela afirma que os gerentes decepcionam as pessoas diariamente, mas diz que eles não devem cair na armadilha de tentar agradar a todos. O ideal é deixar claro quais são os valores que pautam suas decisões.
Segundo Jill, o chefe também força as pessoas a sair da zona de conforto, exigindo que aprendam habilidades novas e superem seus limites. A autora aconselha a não intimidar nem ameaçar os funcionários, pois o tratamento de choque raramente traz bons resultados. O correto é entender como cada um reage à pressão e aumentá-la ou reduzi-la de acordo com a situação.
Com uma longa experiência liderando equipes bem-sucedidas, Jill oferece dicas valiosas para o chefe aprimorar cada elemento de sua gestão, entre eles a colaboração, a comunicação, a resolução de conflitos, a motivação, o feedback e o coaching. Entre outras coisas, ela ensina a:
• Liderar com inteligência emocional
• Identificar o que os funcionários nunca esquecem e nunca perdoam
• Não tratar todos os funcionários da mesma maneira
• Fornecer feedback negativo sempre que necessário
• Parar de consertar erros e começar a orientar
Não importa se você é novo na posição de chefia, um gerente experiente, um aspirante a uma promoção ou simplesmente um funcionário que busca melhores condições no emprego, este livro prova que aprendizado, liderança e o dia a dia no trabalho podem – e devem – ser divertidos.
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Desde que passou a se dedicar a programas de estudos da liderança e administração, Jill Geisler vem reunindo ensinamentos indispensáveis para profissionais que deparam com o grande desafio de assumir uma posição de gerência.
Ao se tornar chefe, você tem a oportunidade de levar o que aprendeu em experiências anteriores – e nas quais se destacou – a outro patamar. A empresa espera que você compartilhe esses conhecimentos e talentos com os demais funcionários. Portanto, você deve deixar de ser apenas um especialista no que fazia antes e se empenhar no aprendizado contínuo de sua equipe e nas necessidades de cada um de seus integrantes. Mas será que você está fazendo isso da maneira mais adequada?
Talvez antes seu sucesso fosse definido com base em suas realizações pessoais, mas como chefe você deve pautá-lo pelas conquistas dos outros. Suas orientações, seu feedback e aconselhamento produzem resultados à medida que seus funcionários atingem os objetivos estabelecidos.
Você precisa criar padrões, avaliar o desempenho, contratar talentos e celebrar vitórias. As vitórias dos outros são a sua alegria. E conforme ajuda as pessoas a depender cada vez menos de você para tomar decisões, tem a satisfação de vê-las fazer a coisa certa pelas razões corretas – e o melhor, por conta própria.
Segundo Jill, todo chefe deve dedicar atenção especial ao feedback, uma ferramenta poderosa que tem o objetivo de influenciar a produtividade, a qualidade, a motivação e os resultados gerados por quem o recebe. No entanto, poucos são os funcionários que têm a oportunidade de receber feedback construtivo e colocar em prática conselhos que podem ajudá-los a corrigir determinadas falhas e ir mais longe na profissão.
Por meio de testes e questionários elaborados pela autora, você tem a oportunidade de avaliar suas habilidades e competências em cargos de chefia e reconhecer os aspectos que precisam ser melhorados. Gerenciar a si próprio de maneira mais eficaz permitirá que você desenvolva uma cultura positiva em que as pessoas se sintam orgulhosas do trabalho que realizam e estejam mais preparadas e confiantes para enfrentar os desafios do dia a dia.