Apresentação
Já Faz UM TEMPO que você vem adiando uma conversa difícil. Talvez esteja se sentindo incompreendido ou injustiçado. Pode ser que este ja envolvido em um conflito de personalidades ou tenha objetivos incompatíveis com os de um colega. Talvez precise dar más notícias e esteja com medo da reação da pessoa.
Qualquer que seja a sua situação, você tem que dar um jeito de abordar a questão para poder seguir em frente. Este livro o ajudará a desenvolver as habilidades necessárias para transformar uma conversa desafiadora em um diálogo produtivo. Aprenda a:
- compreender o que torna algumas conversas difíceis;
- descobrir o que está no cerne do desafio que você está enfrentando;
- identificar e gerenciar as emoções envolvidas;
- ver o panorama geral para chegar a novas soluções;
- estruturar a questão de forma que a outra parte se identifique com ela;
- escutar ativamente e responder com empatia;
- ser flexível e lidar com o inesperado;
- encontrar pontos de acordo;
- desenvolver suas habilidades de modo a estar preparado para a próxima conversa desafiadora.
O que torna uma conversa desafiadora?
VOCÊ CONHECE A SENSAÇÃO: aquele nó na garganta; a névoa que cai sobre sua mente.
Você está evitando uma conversa difícil. Talvez tenha medo de pedir a um colega que pare de interromper as reuniões. Talvez não saiba como dizer a uma pessoa da equipe que ela não está fazendo sua parte. Ou então quer pedir uma promoção, mas não sabe como abordar o assunto com o chefe. Pode ser que você tenha tentado apresentar o que pensava ser uma questão objetiva, mas fracassou.
Quando você tem um problema, as pessoas lhe dizem para “falar sobre ele”, mas ninguém explica como fazer isso. Este livro ajudará você a passar da inércia para a ação produtiva e a encontrar as palavras e os métodos certos para se expressar.
No trabalho, tendemos a nos concentrar em tarefas e atividades: concluir projetos com rapidez, atingir metas de desempenho, pedir um aumento. Mas nossa vida interior – objetivos, necessidades, aspirações e medos – influencia tudo que fazemos.
Tanto nossos objetivos funcionais (“Preciso daquele cronograma de produção até amanhã!”) quanto os emocionais (“A falta de cooperação do gerente de produção me fez parecer despreparado na reunião de acompanhamento!”) podem colidir com os de nossos colegas de trabalho. Talvez surjam mal-entendidos e até conflitos. Caberá a nós decidir se esses desentendimentos vão nos desequilibrar e interferir em nosso desempenho ou levar a conversas que ofereçam insights valiosos e soluções criativas.
Em uma conversa difícil, a outra pessoa tem um ponto de vista diferente do seu, vocês dois se sentem inseguros de alguma maneira e há muito em jogo. Quer você tenha que dar um feedback negativo a um subordinado ou colega, quer se sinta injustiçado, contrariado ou incompreendido pelos outros, situações desse tipo podem ser perturbadoras, mesmo que você seja um ótimo comunicador.
Compreender o que está realmente em jogo em sua situação ajuda você a conduzir uma discussão mais produtiva. Vejamos alguns dos motivos que podem fazer as conversas se tornarem difíceis:
Conflito de interesses
Seu papel na organização influencia o que você quer alcançar em uma situação conflituosa. Por exemplo, se você é o gerente de marketing cuidando de uma grande atualização de produto, sua prioridade provavelmente é respeitar todos os prazos de implementação. Seu colega na área de produção, por outro lado, vai se concentrar em atender exigências de design. É claro que, para entregar um produto importante, é necessário tanto atender a especificações de qualidade quanto cumprir cronogramas. É natural que esses interesses diferentes gerem atrito de vez em quando.
Você pode achar difícil falar sobre eles porque toda pessoa tende a se entrincheirar na própria posição (“Precisamos melhorar a qualidade das entregas” contra “Precisamos reduzir os custos em 5%”). Também pode haver conflito de interesses quando questões pessoais, como compromissos familiares ou problemas de saúde, vão de encontro aos compromissos de trabalho. Conscientizar-se dos fatores que afetam a abordagem de cada pessoa em relação ao projeto em questão nos permite encontrar maneiras de conciliá-los.