Faça o trabalho que precisa ser feito | Sextante
Livro

Faça o trabalho que precisa ser feito

Este livro pertence à coleção UM GUIA ACIMA DA MÉDIA

Harvard Business Review

Mantenha o foco. Realize mais. Gerencie sua energia.

Mantenha o foco. Realize mais. Gerencie sua energia.

MANTENHA O FOCO. REALIZE MAIS. GERENCIE SUA ENERGIA.

Indispensável para profissionais de todas as áreas e níveis de experiência, este livro tem o selo de qualidade Harvard Business Review – um dos nomes mais fortes do mundo na área de negócios – e comprova que é possível dar uma guinada na carreira com passos simples, eliminando os problemas que estão tirando seu sono.

 

→ O acúmulo de tarefas está prejudicando sua carreira?

Nunca teremos tempo para tudo, mas Faça o trabalho que precisa ser feito vai ensiná-lo a identificar a tarefa mais importante e concentrar tempo e energia nela, produzindo o melhor resultado para você e sua empresa.

Conheça as práticas e os segredos dos maiores nomes da gestão de tempo, como Stephen R. Covey, David Allen e Heidi Grant Halvorson. Aprenda com eles a:

• definir suas prioridades e devolver os abacaxis que recebe dos outros

• lidar com o fluxo contínuo de e-mails e mensagens

• delegar tarefas, dedicando mais tempo àquelas que executa melhor

• aumentar sua produtividade trabalhando em períodos curtos e focados seguidos de momentos de descanso

• desenvolver rituais para eliminar os maus hábitos e parar de procrastinar

• aumentar suas chances de promoção

Com seu novo nível de produtividade, você vai sair do trabalho a cada dia com a gratificante sensação de que seus projetos progrediram e que sua contribuição para a empresa ganhou outro patamar.

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Ficha técnica
Lançamento 10/04/2019
Título original HBR GUIDE TO GETTING THE RIGHT WORK DONE
Tradução MARCELO SCHILD
Formato 14 x 21 cm
Número de páginas 176
Peso 230 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-431-0593-2
EAN 9788543105932
Preço R$ 49,90
Ficha técnica e-book
eISBN 9788543105949
Preço R$ 29,99
Ficha técnica audiolivro
ISBN 9786555645149
Duração 04h 10min
Locutor João Roncatto
Lançamento 10/04/2019
Título original HBR GUIDE TO GETTING THE RIGHT WORK DONE
Tradução MARCELO SCHILD
Formato 14 x 21 cm
Número de páginas 176
Peso 230 g
Acabamento BROCHURA
ISBN 978-85-431-0593-2
EAN 9788543105932
Preço R$ 49,90

E-book

eISBN 9788543105949
Preço R$ 29,99

Audiolivro

ISBN 9786555645149
Duração 04h 10min
Locutor João Roncatto
Preço US$ 7,99

Leia um trecho do livro

Capítulo 1

Você não vai conseguir fazer tudo

Peter Bregman

Brad é a pessoa mais dedicada ao trabalho que conheço. Não se trata apenas de se manter ocupado: ele faz questão de estar sempre concentrado nas tarefas mais importantes. A estratégia compensa: ele é o funcionário que mais gera receita para a empresa.

Durante um feriado prolongado, Brad viajou com a família para descansar. Durante o voo, decidiu não usar a internet do avião e passou o tempo brincando com os filhos. (Cinco horas de férias digitais.)

Quando aterrissaram, Brad ligou o celular e descobriu que, nesse meio-tempo, uma crise havia se instalado. Havia quase 500 e-mails na caixa de entrada.

E lá se foram suas férias digitais.

O fato é que não conseguimos nos afastar de verdade. Não há como escapar da constante enxurrada de e-mails, mensagens de texto, atualizações de redes sociais – e estamos falando apenas do fluxo de informações que recebemos por meios digitais. Como ficar em dia com tudo isso?

Simplesmente não é possível.

A ideia de que somos capazes de fazer tudo é o maior dos mitos a respeito da gestão de tempo. Brad nunca conseguirá analisar em profundidade todos os e-mails, assim como nenhum de nós será capaz de fazer tudo que deseja.

Vamos encarar a realidade: somos um recurso limitado.

Por um lado, isso é deprimente. Por outro, admiti-lo pode ser tremendamente fortalecedor. Quando nos conscientizamos de que não conseguiremos fazer tudo, ficamos em uma posição muito melhor para escolher o que vamos fazer. Em vez de permitir que as coisas nos escapem aleatoriamente por entre os dedos, podemos deixar de lado as tarefas irrelevantes e nos concentrar no que importa.

É disso que trata este guia.

Fazer o trabalho mais importante envolve dois desafios principais: identificá-lo e depois concluí-lo.

Para determinar qual é o “trabalho mais importante”, precisamos fazer as escolhas que nos levarão aos resultados que desejamos, e isso significa que devemos conhecer nossas prioridades.

Para cumprir o segundo desafio – a execução em si –, necessitamos de ferramentas, como rotinas, listas de afazeres e delegação de tarefas.

Mas quais ferramentas funcionarão melhor para você? Quais rotinas vão ajudá-lo a cumprir seus objetivos?

Para tirar melhor proveito deste guia, siga estes três passos:

1. Identifique seus desafios na gestão do tempo. Você deixa o escritório com a sensação incômoda de que trabalhou o dia todo mas não cumpriu a tarefa mais importante? Você se distrai com coisas pequenas, evitando os projetos grandes e complexos? Para descobrir com que se distrai mais, responda ao questionário “Você sabe lidar com as distrações?”, na página seguinte.

2. Encontre uma ideia que possa exercer o maior impacto sobre seu trabalho. Após identificar seus principais desafios, leia este guia e ponha em prática a dica que promoverá a maior mudança na sua rotina. Talvez você não saiba bem quais são as suas “tarefas mais importantes”. Talvez procrastine demais. Escolha a tática que supostamente o ajudará mais e concentre-se em aplicá-la.

3. Repita o processo. Quando perceber que a tática exerceu um impacto significativo sobre seu trabalho, repita o processo. Retorne ao guia e selecione outra dica.

Como Brad é um exemplo de produtividade, preferiu deixar o celular de lado e esperar para responder às mensagens no quarto de hotel. Assim que se instalou, abriu o notebook e atacou a crise: por telefone, aliviou as preocupações do cliente e delegou tarefas; então enviou um e-mail para a equipe e para o cliente detalhando o plano para gerenciar a crise. Uma hora depois, já havia resolvido o problema. Com o computador fechado e o celular da empresa desligado, ele curtiu o jantar com a família – o que, naquele momento, era o que tinha de mais importante a fazer.

_______

Peter Bregman trabalha como consultor de estratégia para CEOs e suas equipes de liderança. Em 2011, publicou 18 Minutes: Find Your Focus, Master Distraction, and Get the Right Things Done (18 minutos: encontre seu foco, evite distrações e faça o trabalho que precisa ser feito).

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Harvard Business Review

Sobre o autor

Harvard Business Review

É a principal fonte para quem quer encontrar as mais inteligentes ideias sobre gestão.Por meio de sua revista principal e das 13 edições internacionais licenciadas, dos livros da Harvard Business Review Press e do conteúdo digital e de ferramentas publicadas no site HBR.org, a Harvard Business Review fornece aos profissionais de todo o mundo insights e práticas de sucesso comprovado para conduzir a si mesmos e suas organizações de forma mais eficiente e causar um impacto positivo.Acesse hbr.org.

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