Feedbacks produtivos | Sextante

Feedbacks produtivos

Este livro pertence à coleção SUA CARREIRA EM 20 MINUTOS

Harvard Business Review

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Anda sem tempo? Atualize seus conhecimentos com as leituras da coleção Sua Carreira em 20 Minutos, elaborada pela Harvard Business Review Press.

Seja para lidar com uma pessoa difícil ou com o maior talento da sua equipe, dar feedbacks é a melhor maneira de desenvolver seus funcionários.

Se você tem medo de ter essas conversas ou não consegue fazer com que promovam uma mudança positiva nas pessoas, este livro tem muito a oferecer.

Você vai aprender os elementos básicos de um bom feedback, tais como:

  • Escolher o momento e os assuntos mais adequados
  • Desenvolver um diálogo produtivo
  • Evitar ou administrar situações complicadas durante a conversa
  • Estabelecer um plano para acompanhar as questões levantadas
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Ficha técnica
Lançamento 06/09/2022
Título original Giving Effective Feedback
Tradução Marcelo Schild
Formato 12 x 18 cm
Número de páginas 96
Peso 150 g
Acabamento Brochura
ISBN 978-65-5564-444-9
EAN 9786555644449
Preço R$ 29,90
Ficha técnica e-book
eISBN 978-65-5564-445-6
Preço R$ 19,99
Ficha técnica audiolivro
ISBN 9786555644548
Duração 01h 18min
Locutor João Roncatto
Lançamento 06/09/2022
Título original Giving Effective Feedback
Tradução Marcelo Schild
Formato 12 x 18 cm
Número de páginas 96
Peso 150 g
Acabamento Brochura
ISBN 978-65-5564-444-9
EAN 9786555644449
Preço R$ 29,90

E-book

eISBN 978-65-5564-445-6
Preço R$ 19,99

Audiolivro

ISBN 9786555644548
Duração 01h 18min
Locutor João Roncatto
Preço US$ 7,99

Leia um trecho do livro

Apresentação

 

VOCÊ OFERECE FEEDBACK a seus subordinados, colegas e chefes? Esse retorno de informa­ ções, quando feito da maneira correta, estimula comportamentos positivos e decisões altamente

produtivas, efeitos que beneficiam a todos.

Este livro ensina os elementos básicos de um feedback produtivo, focado em resultados e inte­ grado a seu modo de trabalhar em equipe. Você aprenderá a:

  • reconhecer boas oportunidades para dar feedback;
  • escolher o momento e os assuntos mais adequados;
  • estabelecer um vínculo com quem recebe a avaliação;
  • fazer com que seus comentários sejam valorizados;
  • evitar ou administrar situações complica­ das durante o diálogo;
  • criar um clima que estimule conversas so­bre desempenho.

 

Por que o feedback é importante

 

VOCÊ ACABA DE DESCOBRIR que uma de suas subordinadas diretas, Judy, uma assisten­te de suporte técnico de TI, foi grosseira com um cliente ao telefone. Você se dá bem com Ju­dy – ela é uma de suas melhores funcionárias e nunca houve reclamações a respeito dela –, mas o cliente ficou bastante aborrecido. Vale a pena abordar o assunto com ela e colocar em risco a relação dos dois?

Vale. Feedbacks construtivos no momento certo são essenciais para a criação de um am­biente de trabalho produtivo, e isso não precisa ameaçar relação nenhuma. Esse feedback deve ser oferecido da maneira correta, pois só assim a pessoa que o recebe pode usar o que ouviu pa­ra aprimorar o próprio desempenho, o de sua equipe e, em última análise, o da organização.

Embora a simples perspectiva de dar feed­back pareça intimidadora, tenha em mente que essa conversa é essencial e benéfica, pois se trata de uma oportunidade de compartilhar suas ob­servações sobre o desempenho de outro profis­sional visando a mudanças produtivas. No caso de Judy, o ideal é conversar com ela sobre o que aconteceu e garantir que o comportamento não se repita. Isso contribui para o desenvolvimento da própria funcionária e da organização.

Em geral, o feedback é corretivo – serve pa­ra ajudar o outro a mudar o que não está dando certo. Mas também pode ser positivo, com o ob­jetivo de valorizar bons trabalhos e padrões utili­zados para solucionar problemas.

Ao dar feedback, você pode:

  • mostrar a subordinados e pares que está atento ao desempenho deles;
  • sinalizar que está satisfeito com um traba­lho bem­feito;
  • ajudar a mudar comportamentos indese­jáveis;
  • sugerir caminhos mais produtivos;
  • contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento de outra pessoa;
  • motivar e inspirar outros profissionais a melhorar o desempenho;
  • fortalecer o relacionamento com os colegas;
  • estimular uma comunicação aberta e o tra­balho em equipe.

Dar feedback deveria ser parte do trabalho de qualquer profissional, e não algo oferecido ape­nas por um gestor aos seus subordinados. Em determinadas situações, pode ser útil estendê­-lo a um par ou até ao chefe.

Reflita sobre o exemplo a seguir, de um feed­back construtivo e produtivo dado logo após o teste de um novo processo de produção:

Você reparou que existe um gargalo numa fase da produção supervisionada por seu subordinado direto Bill, que se orgulha da própria eficiência. Depois de analisar os dados, você o aborda. Primeiro, reconhece a qualidade do trabalho que ele faz, mas depois pergunta o que ele acha que está acontecendo. Conforme o assunto se desenvolve, você descobre que Bill tem uma concepção errada sobre o novo processo de produção – para ele, o registro das atividades deve ser mais rigoroso do que era no processo anterior. Nesse momento, você esclarece a ele que deve haver mudança não no nível de registros, mas no formato. Conforme revisa os registros com Bill, você aponta quais elementos podem ser omitidos, fazendo-o poupar tempo e energia e retornar ao seu nível habitual de eficiência.

Nessa situação, o feedback proporciona uma mudança valiosa. Ao intervir cedo, você obtém resultados duradouros e também faz com que Bill volte a se sentir orgulhoso da qualidade do próprio trabalho. Esse é o efeito de um feed­back que as pessoas efetivamente ouvem e incorporam.

 

O que torna um feedback produtivo?

 

Se você quer que seu feedback seja ouvido e incorporado, precisa dá­-lo na hora certa e da maneira certa. Um feedback é verdadeiramente produtivo quando:

  • é dado com frequência e dentro do contexto adequado;
  • busca atingir um resultado específico;
  • tem expectativas realistas;
  • é respeitoso com quem o recebe;
  • é uma conversa de mão dupla;
  • é um ponto de vista, não uma verdade ab­soluta;
  • parte do pressuposto de que você poderá acompanhar a evolução do caso.

Esses são os princípios fundamentais deste livro. Um bom feedback pode influenciar positi­vamente no desempenho da sua equipe. Antes de tudo, porém, é preciso superar o medo.

 

Supere o medo de dar feedback

 

Mesmo sabendo da importância do feed­back, talvez você hesite em dá-­lo, sobretudo quando se trata de um feedback corretivo. Isso porque você:

  • teme que o destinatário deixe de gostar de você ou que isso desgaste a relação;
  • presume que ele não consiga lidar com o feedback;
  • lembra-­se ou sabe de situações em que o destinatário não reagiu bem a um feedback ou não fez nada a respeito;
  • acha que a pessoa já está presa demais ao próprio modo de fazer as coisas e que, por isso, o feedback não surtirá efeito;
  • teme que o feedback provoque uma situa­ção constrangedora ou uma reação intem­pestiva.

 

Porém, a realidade é que, ao temer o pior, você evita conversas produtivas. Por outro lado, perceber que nós mesmos construímos muitos desses obstáculos pode nos levar a superá-­los. Quanto mais feedbacks você der, tanto positi­vos quanto corretivos, mais as duas partes irão se acostumar a ter esse tipo de conversa. Desco­brir a maneira mais eficaz de preparar e conduzir uma reunião de feedback vai ajudá-­lo a superar os bloqueios que o estão impedindo de ter essas conversas.

Lembre­-se: o feedback construtivo não só compensa o risco de desgastar a relação como é essencial para a saúde da empresa.

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Sobre o autor

Harvard Business Review

É a principal fonte para quem quer encontrar as mais inteligentes ideias sobre gestão.Por meio de sua revista principal e das 13 edições internacionais licenciadas, dos livros da Harvard Business Review Press e do conteúdo digital e de ferramentas publicadas no site HBR.org, a Harvard Business Review fornece aos profissionais de todo o mundo insights e práticas de sucesso comprovado para conduzir a si mesmos e suas organizações de forma mais eficiente e causar um impacto positivo.Acesse hbr.org.

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