Carta
AOS PAIS
SE VOCÊ ESTÁ LENDO ESTE LIVRO, é provável que seja pai ou mãe, familiar, educador, psicólogo, tutor ou terapeuta de uma criança com TDAH. Parabéns por buscar aprender mais sobre o assunto e sobre como você pode ajudar seu filho, aluno ou cliente. É maravilhoso que você esteja sendo proativo em relação a esse transtorno. Isso faz uma enorme diferença para a criança sob os seus cuidados.
Meu nome é Kelli Miller e sou assistente social clínica, atendo crianças que têm TDAH e seus cuidadores. Também sou mãe de duas crianças com TDAH. Sim, não apenas uma, mas duas! Entendo os desafios, a frustração e a dor de conviver com isso. Já chorei de soluçar sentada no chão da cozinha, por puro desespero. Já tive meus colapsos. E meus dois filhos já foram expulsos de restaurantes.
Já fui muito resistente. Ficava me perguntando: “Por que meu filho não consegue ficar sossegado como aquele menino ou aquela menina que estão controlados, quietos e atentos?” No entanto, conforme fui compreendendo e aceitando as excentricidades que vêm com esse diagnóstico, entendi que crianças com TDAH são de fato especiais. Elas têm dons únicos. Sua criatividade, sua sensibilidade e seu humor são incomparáveis. Sua maneira de ver o mundo é ímpar. Hoje, posso dizer com sinceridade que crianças com TDAH foram minhas melhores professoras.
Meu objetivo é ajudar as crianças a entender que o TDAH não é um “defeito” e que, com os recursos certos, pode ser algo valioso. Neste livro, uso o que chamam de “abordagem baseada nos pontos fortes”. Isso significa que gosto de me concentrar no que cada criança tem de melhor, aquelas características a partir das quais ela pode desenvolver autoconfiança. Em outras palavras, enfatizo o que a criança pode fazer certo, não o que faz de errado. Crianças com TDAH compreendem suas limitações em algum nível e podem já estar entrando no mundo com uma visão negativa de si mesmas, o que não as ajuda a crescer de forma saudável. Precisamos colocá-las para cima e mostrar como podem aproveitar a vida ao máximo. Aprender essas habilidades, em especial quando se é mais novo, pode trazer muitos benefícios.
Entendo que, como pais ou profissionais da saúde, nosso tempo é limitado, e crianças podem ter baixa tolerância à frustração. Por isso, criei exercícios simples, de forma que elas pudessem fazê-los “sozinhas”. Também procurei usar o mínimo de equipamentos e variar as atividades. Acima de tudo, incluí apenas exercícios que funcionaram com meus próprios filhos ou pacientes. Algumas crianças pegarão este livro e o usarão por conta própria. Outras podem se beneficiar de um uso em equipe, trabalhando em conjunto com a família. Por fim, seu filho pode achar algumas atividades muito fáceis e outras mais desafiadoras. Tudo bem. Nem todas vão interessar, dependendo da personalidade e da idade da criança. O importante é que ela se sinta capaz enquanto as executa. De todo modo, seja qual for a abordagem, seu pequeno terá um livro cheio de atividades criadas para ajudá-lo com as muitas facetas do TDAH, desde autocontrole e organização até concluir tarefas e fazer amizades – quaisquer que sejam suas dificuldades.
Algumas das tarefas podem demandar sua ajuda ou seu apoio para serem completadas. Talvez você observe seu filho e se pergunte por que ele está fazendo o dever de casa em pé ou colando notas adesivas no espelho do banheiro. Também é possível que ele lhe peça para pensar em recompensas para o Pote do Dever de Casa (página 68). Talvez queira que você faça atividades com ele ou prefira ficar sozinho com seu livro e seus pensamentos – ambos são comportamentos naturais enquanto a criança explora seu universo interior. O importante é que ela leia e trabalhe para desenvolver os próprios recursos.
Observação: Este livro deve ser uma ferramenta complementar a todo um programa de tratamento que seja adequado a cada criança.
Carta
ÀS CRIANÇAS
OLÁ E SEJA BEM-VINDO! MEU NOME É Kelli e sou terapeuta. Já trabalhei com dezenas de crianças com TDAH e acredito que todas merecem se divertir e não ter tantas dificuldades na escola e na vida. Foi por isso que criei este livro cheio de atividades, jogos e dicas para ajudar você a aprender, se organizar e se tornar o melhor que pode ser.
Antes de tudo, vou ajudar você a entender o que é o TDAH. Tenho certeza de que a essa altura você já ouviu essas quatro letras várias vezes e talvez esteja se perguntando o que significam. TDAH é a sigla para transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Meu filho de 8 anos, Remy, tem TDAH e o descreve como “algo diferente no cérebro que leva a gente a fazer algumas coisas”. Ele não está errado. O TDAH é uma dificuldade nas funções normais do cérebro e afeta as pessoas de maneiras diferentes. Talvez você seja uma criança mais ativa, mais inquieta ou mais preocupada que as outras, ou talvez tenha dificuldade de fazer o dever de casa todos os dias, por exemplo. Mas estou aqui para lhe mostrar que você é capaz de fazer exatamente as mesmas coisas que as outras crianças fazem – talvez só precise de mais suporte ou algumas dicas, que eu também vou oferecer neste livro.
Imagine uma criança que usa óculos. Ela enxerga um pouco sem eles, mas com os óculos as coisas ficam mais nítidas e ela não precisa forçar os olhos. Com esse suporte, tudo fica mais fácil para essa criança. É mais ou menos o que pode acontecer com você. Espero que, com o apoio deste livro – ou seja, as informações, habilidades e atividades divertidas que vou lhe ensinar –, você descubra maneiras interessantes de conseguir se concentrar melhor e de lidar mais facilmente com o TDAH.
O TDAH é uma condição com a qual se nasce. Não é culpa sua nem de alguma coisa que você fez. Também não tem a ver com sua criação, com falta de regras nem com sua alimentação. Você é quem você é, e você é incrível.
Saiba também que você não está sozinho: milhões de crianças no mundo todo têm TDAH. E várias delas se tornaram adultos muito bem-sucedidos, como Michael Phelps, um dos melhores nadadores olímpicos do mundo, e Ty Pennington, apresentador do programa de TV Extreme Makeover. E veja só a história de um menino chamado Dav Pilkey: ele cresceu com TDAH e sempre teve problemas na escola. Dav encontrava alívio para isso em sua mente, inventando e desenhando super-heróis, e foi assim que ele acabou criando a série de livros do Capitão Cueca!
Existem centenas de grandes chefes de empresa, professores, médicos, bombeiros, engenheiros, artistas, jornalistas e até terapeutas que têm TDAH. Há quem diga que até mesmo uma das pessoas mais inteligentes que já viveu, Albert Einstein, tinha TDAH. Você também pode ter uma vida maravilhosa e plena, assim como outras crianças que não têm TDAH. E eu quero ajudar você nisso!
Juntos, vamos explorar novas habilidades e técnicas muito divertidas – tanto que você provavelmente não vai nem perceber que está aprendendo! Mas, ao experimentar essas novas habilidades, você vai notar que está desenvolvendo outras formas de lidar com o TDAH. Se você ler e seguir as sugestões deste livro, vai se sentir melhor e entender mais sobre si mesmo e sobre como se ajudar. Quero que você tenha mais confiança e menos frustrações, tanto na escola quanto em casa. Pronto? Então vamos começar!
PARTE UM
O TDAH e eu
Nesta parte, vamos explorar o que é o TDAH, quais são seus tipos e como ele afeta você. É bem capaz de você se identificar e dizer “Uau! Igualzinho a mim!” ou “Ei, eu faço isso!”. Talvez você perceba que age de determinadas formas por causa do TDAH. E até sinta alívio por enfim entender coisas sobre si mesmo que não entendia antes. Espero que você se descubra mais: que note o que já faz muito bem e o que talvez precise melhorar. Só não esqueça que ninguém é perfeito: todo mundo tem algo a aprimorar. O mais importante é estar disposto a tentar e a aprender!
CAPÍTULO UM
PARA ENTENDER E CONHECER MEU TDAH
Muita gente não sabe como é o TDAH. Vou lhe dar algumas informações, e assim você vai poder informar outras pessoas! Vale repetir que o TDAH não é culpa sua nem algo que você escolheu ter. E trago uma ótima notícia: quando você entender um pouco mais sobre o TDAH, vai perceber melhor como ele afeta seu dia a dia e o que você pode fazer para contornar certas situações. Posso contar com você para ser meu investigador do TDAH? Aí você vai poder contar o que sabe para quem não entende do assunto!
O que é o TDAH?
Como já falamos, o TDAH é uma condição no cérebro. Compreender o cérebro e como ele funciona não é nada fácil. Por quê? Porque ele é extremamente complexo. Leva-se anos para entender uma única função cerebral. Hoje, vamos aprender algumas coisas que vão ajudar você a se entender melhor (e ainda ganhar conhecimento).
Na parte da frente do nosso cérebro fica o córtex pré-frontal. Essa é a área em que o cérebro se organiza, se motiva e lida com as emoções, e também é chamada de área de função executiva. Sua mãe ou seu pai não têm um chefe no trabalho? Pois então: a área de função executiva é a chefe do seu cérebro! Mas as pessoas com TDAH têm um atraso no córtex pré-frontal ou nas funções executivas. A sua chefe mental é inteligente, a diferença é que ela se movimenta no próprio ritmo!
O que isso significa para você? Vou explicar. Já viajou de avião e o voo atrasou? É provável que mesmo assim você tenha chegado ao seu destino, só que mais tarde do que esperava. O mesmo acontece com o TDAH. Você consegue se organizar e lidar com suas emoções, mas talvez não tão rápido quanto gostaria. O interessante é que, quando se tem TDAH, o cérebro pode processar as coisas mais devagar, mas os pensamentos talvez sejam mais rápidos – isso é parte do que torna sua mente tão veloz e lhe dá tantas boas ideias!
TODO MUNDO É DIFERENTE
Quase todo mundo sente que é diferente de algum jeito. Algumas crianças têm pais divorciados e por isso se sentem diferentes dos amigos. Outras usam aparelho nos dentes, outras se desenvolvem muito cedo ou muito tarde, e outras talvez tenham perdido o pai ou um irmão. Algumas têm problemas de saúde, como o diabetes. Outras podem se sentir diferentes por ter cabelo ruivo. Tente não enxergar o TDAH como algo que torna você algo menos que incrível. Ele só faz com que você seja você, e você é incrível exatamente como é.
DIFERENTES TIPOS
Você sabia que existem três tipos de TDAH? O tipo hiperativo-impulsivo, o tipo desatento e o tipo combinado.3 Se você foi diagnosticado com TDAH, então tem um desses três tipos. Por que isso importa? Bem, sabendo qual é seu tipo, é possível descobrir exatamente como seu TDAH afeta sua vida, e assim você pode descobrir do que precisa para lidar bem com isso.
Mais tarde, vamos explorar cada um desses três tipos de forma um pouco mais detalhada.
Um médico vai poder ajudar você a esclarecer que tipo de TDAH você tem e quanto ele está afetando sua vida – se pouco, um tanto ou muito. Tudo bem se você ainda não tiver essas respostas. Determinar isso é função de um médico e/ou dos seus pais.
Eu gosto de imaginar os diferentes tipos de TDAH como animais. Veja se você se identifica com algum destes a seguir!
TDAH DO TIPO HIPERATIVO-IMPULSIVO “BEIJA-FLOR ANIMADO”
Esta é a manifestação de TDAH mais comum em crianças. Pessoas com TDAH do tipo hiperativo-impulsivo adoram se mexer! Preferem ficar em pé a se sentar. Tendem a se agitar e se contorcer. É comum o professor perguntar a elas: “Tem formiga na sua calça?” Elas falam bastante, às vezes rápido, e correm um bocado. Também são muito curiosas. Pessoas com TDAH do tipo hiperativo-impulsivo têm tanto a dizer que talvez interrompam as outras, falem sem pensar e tenham dificuldade de se controlar.
Pessoas com TDAH do tipo hiperativo-impulsivo podem:
- Preferir ficar em pé a se sentar
- Se agitar e se contorcer
- Tagarelar
- Falar rápido
- Ser muito curiosas
- Interromper os outros
- Falar sem pensar
- Ter dificuldade de se controlar
TDAH DO TIPO DESATENTO “PATO BOIANDO”
Crianças com TDAH do tipo desatento têm dificuldade em seguir instruções e se concentrar em uma tarefa. Os médicos chamam isso de TDAH desatento. Essas pessoas cometem erros porque, para elas, é difícil se concentrar e organizar suas atividades e tarefas. Não é de propósito, mas essas crianças perdem coisas com frequência, como o casaco ou o trabalho da escola. A Dory do filme Procurando Nemo explicou isso da melhor forma quando disse “Meus pensamentos escapam da minha cabeça”.
Pessoas com TDAH do tipo desatento podem:
- Não conseguir seguir instruções
- Ter dificuldade de se manter em uma tarefa
- Não conseguir se concentrar
- Ser desorganizadas
- Perder objetos com frequência
- Esquecer as coisas
TDAH DO TIPO COMBINADO “COIOTE VELOZ”
Crianças com TDAH do tipo combinado tendem a ser muito criativas, inteligentes e velozes, mas podem ter problemas na escola e esquecer de entregar o dever de casa com certa frequência. Estão sempre pensando em outras coisas ou pulando de uma tarefa para outra. E se movimentam o tempo todo! Pessoas com TDAH do tipo combinado têm características tanto do tipo hiperativo-impulsivo quanto do tipo desatento. Isso significa que têm certa quantidade de sintomas de desatenção, além de hiperatividade e impulsividade.
Pessoas com TDAH do tipo combinado podem:
- Preferir ficar em pé a se sentar
- Se agitar e se contorcer
- Tagarelar
- Falar rápido
- Ser muito curiosas
- Interromper os outros
- Falar sem pensar
- Ter dificuldade de se controlar
- Não conseguir seguir instruções
- Ter dificuldade de se manter em uma tarefa
- Não conseguir se concentrar
- Ser desorganizadas
- Perder objetos com frequência
- Esquecer as coisas
Com quais dessas características você mais se identifica? Releia essas descrições e circule as características que você percebe em si mesmo. Esse é apenas um dos jeitos divertidos de determinar que tipo de TDAH você deve ter.
MAIS MENINOS OU MENINAS?
Você acha que existe uma diferença no número de meninas e meninos com TDAH? Se chutou que não, acertou. Embora o número de garotos diagnosticados seja maior que o de garotas quando mais novos, estudos mostram que mulheres muitas vezes recebem o diagnóstico quando adultas, então os números se igualam. Mas o TDAH pode aparecer de formas muito diferentes de pessoa para pessoa, seja menino ou menina.