A startup enxuta: o empreendedorismo do século XXI - Sextante
NEGÓCIOS

A startup enxuta: o empreendedorismo do século XXI

A startup enxuta: o empreendedorismo do século XXI

|

Compartilhe esse texto: Email
A startup enxuta: o empreendedorismo do século XXI

Duas obras fundamentais de Eric Ries, considerado uma estrela do Vale do Silício, ganham novas edições e ensinam os preceitos essenciais para a inovação contínua e sustentável

É quase um mantra no mundo corporativo a ideia de que o esforço e a dedicação constituem a fórmula exata para o sucesso nos negócios. Mas essas qualidades não bastam como aponta Eric Ries, consultor de negócios e estratégia de produtos de diversas empresas de tecnologia e cofundador e diretor de tecnologia na IMVU, que conta com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo. Ries é o autor dos best-sellers A startup enxuta e O estilo startup que acabam de retornar às livrarias em novas edições pela Editora Sextante.

O empresário foi fundamental na formulação e disseminação do modelo startup no inicios dos anos 2010, apresentando novos paradigmas que levassem à inovação constante e à elaboração de novos produtos e serviços. O método revolucionário de empreendedorismo do século XXI virou uma febre entre jovens empresários que almejam a construir a próxima nova onda de inovação com a filosofia “comece pequeno e aprenda rápido”.

A startup enxuta (lean startup, em inglês), define Ries, é uma organização dedicada a criar algo novo sob condições de extrema incerteza – e isso inclui tanto o jovem empreendedor que trabalha na garagem de casa quanto o profissional experiente em uma multinacional. O modelo foi rapidamente absorvido pelas empresas americanas de tecnologia, e o autor, alçado à condição de estrela do Vale do Silício.

Startups são, por definição, rápidas, abraçam novas maneiras de pensar; são orientadas para a ruptura e a inovação através da incerteza. A estrutura inovadora busca eliminar atividades supérfluas e, dessa forma, orientar a energia de trabalho para criar valor. Tendo em vista esse objetivo, o autor formulou o processo chamado ciclo de feedback que se caracteriza nas seguintes ações: construir, medir e aprender.

A diferença essencial entre as empresas e os empreendedores tradicionais daqueles que adotam o método startup reside no fato de que este modelo opera em mercados ainda embrionários ou mesmo naqueles que nem sequer foram mapeados. Além disso, grandes empresas já se encontram em um estágio consolidado, em que as incertezas são evitadas. No entanto, alerta Ries, o cenário atual de constante inovação tecnológica gera situações desconhecidas a todo o instante e obriga os executivos no comando de grandes grupos empresariais a também mudarem o mindset e adotarem as perspectivas do novo empreendedorismo.

O estilo startup: crescimento sustentável e de impacto a longo prazo

Após o enorme sucesso de A startup enxuta lançado originalmente em 2012, Eric Ries voltou a abordar o tema que o consagrou mundialmente com o volume O estilo startup, em que aprimora e expande as ideias introduzidas no primeiro livro. Ries explica como as premissas desse novo modelo de empreendedorismo já estão sendo amplamente aplicadas também nos ambientes das grandes corporações, incluindo conglomerados centenários com processos e culturas empresariais consagrados.

O autor defende a difusão da cultura empresarial em que todo e qualquer funcionário deve ter a oportunidade para desenvolver ações empreendedoras. E observa que nessas organizações é comum esbarrar em entraves burocráticos que amarram os processos de inovação. A obra retoma ainda os conceitos que caracterizam a startup enxuta, apontados como fundamentais para validar a criação e o sucesso de novos produtos e serviços, entre elas a interação permanente com o consumidor.

Ao elaborar um guia de práticas com base na análise de casos concretos e introduzir um sistema de gerenciamento capaz de conduzir empresas de todos os portes para um crescimento sustentável e de impacto a longo prazo, Ries mostra como o método de inovação contínua não está restrito à ideia clássica do grupo de jovens recém-saídos da universidade em busca da mais nova sensação do mercado.

Entre os exemplos de histórias bem-sucedidas, o autor relata o desenvolvimento de um motor pela General Eletric (GE) que, a princípio, levaria cinco anos para ser desenvolvido e consumiria milhões de dólares, e acabou sendo implementado em seis meses. E assim acaba por evidenciar como empresas tradicionais podem crescer utilizando táticas típicas de startups.

Este post foi escrito por:

Felipe Maciel

Jornalista com 20 anos de experiência no mercado e pós-graduação em Mercado Editorial e em Tradução, trabalhou em jornais, revistas e agências de comunicação. Foi coordenador de comunicação do Sesc Rio. Desde 2010, trabalha no mercado editorial com passagens por algumas das principais editoras do país.

Este post foi escrito por:

Felipe Maciel

Jornalista com 20 anos de experiência no mercado e pós-graduação em Mercado Editorial e em Tradução, trabalhou em jornais, revistas e agências de comunicação. Foi coordenador de comunicação do Sesc Rio. Desde 2010, trabalha no mercado editorial com passagens por algumas das principais editoras do país.

Tags: NEGÓCIOS
Livro

Eric Ries

ERIC RIES é empreendedor e autor do popular blog Startup Lessons Learned. Foi cofundador e diretor de tecnologia na IMVU, que conta com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo. Atuou como consultor de negócios e estratégia de produtos para diversas startups de tecnologia, grandes organizações e empresas de investimento de risco. Em 2007 foi nomeado pela Bloomberg Businessweek um dos melhores jovens empreendedores de tecnologia. Sua metodologia startup enxuta já foi citada em publicações como The New York Times, The Wall Street Journal, Harvard Business Review, Inc., Wired e Fast Company. É orador frequente em eventos empresariais e foi empreendedor residente na Harvard Business School. Mora em São Francisco.  

VER PERFIL COMPLETO
Livro

Eric Ries

ERIC RIES é empreendedor e autor do popular blog Startup Lessons Learned. Foi cofundador e diretor de tecnologia na IMVU, que conta com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo. Atuou como consultor de negócios e estratégia de produtos para diversas startups de tecnologia, grandes organizações e empresas de investimento de risco. Em 2007 foi nomeado pela Bloomberg Businessweek um dos melhores jovens empreendedores de tecnologia. Sua metodologia startup enxuta já foi citada em publicações como The New York Times, The Wall Street Journal, Harvard Business Review, Inc., Wired e Fast Company. É orador frequente em eventos empresariais e foi empreendedor residente na Harvard Business School. Mora em São Francisco.  

VER PERFIL COMPLETO
Livro

MAIS DE 1 MILHÃO DE LIVROS VENDIDOS. Como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos. “Ries criou ciência onde anteriormente havia apenas arte. Uma leitura obrigatória para todo empreendedor sério e todo gestor interessado em inovação.” — MARC ANDREESSEN, cofundador da Andreessen Horowitz, da Opsware e da Netscape   A startup enxuta é […]

Eric Ries

ERIC RIES é empreendedor e autor do popular blog Startup Lessons Learned. Foi cofundador e diretor de tecnologia na IMVU, que conta com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo. Atuou como consultor de negócios e estratégia de produtos para diversas startups de tecnologia, grandes organizações e empresas de investimento de risco. Em 2007 foi nomeado pela Bloomberg Businessweek um dos melhores jovens empreendedores de tecnologia. Sua metodologia startup enxuta já foi citada em publicações como The New York Times, The Wall Street Journal, Harvard Business Review, Inc., Wired e Fast Company. É orador frequente em eventos empresariais e foi empreendedor residente na Harvard Business School. Mora em São Francisco.  

VER PERFIL COMPLETO
Livro

Como as empresas modernas usam o empreendedorismo para transformar sua cultura e impulsionar seu crescimento “Eric Ries mostra como as empresas tradicionais podem crescer utilizando táticas típicas de startups.” — Fortune “Toda empresa precisa deste livro para acender a chama da inovação e alimentar o fogo da mudança.” — ADAM GRANT, autor de Originais  “Os […]

Eric Ries

ERIC RIES é empreendedor e autor do popular blog Startup Lessons Learned. Foi cofundador e diretor de tecnologia na IMVU, que conta com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo. Atuou como consultor de negócios e estratégia de produtos para diversas startups de tecnologia, grandes organizações e empresas de investimento de risco. Em 2007 foi nomeado pela Bloomberg Businessweek um dos melhores jovens empreendedores de tecnologia. Sua metodologia startup enxuta já foi citada em publicações como The New York Times, The Wall Street Journal, Harvard Business Review, Inc., Wired e Fast Company. É orador frequente em eventos empresariais e foi empreendedor residente na Harvard Business School. Mora em São Francisco.  

VER PERFIL COMPLETO

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados