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Em seu livro dedicado à arte da oratória, Dale Carnegie nos mostra o que podemos aprender com os grandes oradores da história.

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Em seu livro dedicado à arte da oratória, Dale Carnegie nos mostra o que podemos aprender com os grandes oradores da história.

Assim como os demais livros da obra de Dale Carnegie, Como falar em público e encantar as pessoas apresenta uma visão essencialmente prática sobre a arte e a ciência da oratória.

Como pensador da comunicação, escritor, palestrante e professor, Dale Carnegie dominou as ferramentas necessárias para inspirar as plateias mais diversas. Fundada pelo autor em 1912, a Dale Carnegie Training é reconhecida mundialmente por seus treinamentos para quem deseja se desenvolver em áreas como liderança, vendas, negociações, autoconfiança, comunicação eficaz, relações humanas e controle de preocupações e estresse.

Mas, como todas as atividades humanas, há técnicas específicas para falar bem em público. Este é o tema central deste livro. Sabemos a importância que as mensagens têm. Discursos inspiram, promovem mudanças e influenciam o rumo da história. Carnegie tinha consciência do poder da palavra e da persuasão.

“Os humanos são seres falantes. Começamos a falar quando acordamos e só paramos na hora de dormir”, avalia o autor, nos lembrando de que a relevância do discurso público remonta às civilizações mais antigas da humanidade.  

Discursos são poderosos. “Yes, we can!“, disse Obama. “I have a dream“, ecoou Martin Luther King. O que Dale Carnegie tem a nos dizer sobre os grandes oradores da história?

O título está estruturado em 12 capítulos. Cada um apresenta um princípio fundamental sobre a boa oratória e analisa o conceito da persuasão. Carnegie volta a fazer uso do formato que ajudou a consagrar seus livros: ensinamentos práticos aliados a estudos de casos, recorrendo a histórias e personagens inspiradores.

Winston Churchill, Eleanor e Franklin Delano Roosevelt são as personalidades históricas analisadas neste livro. E a história é repleta de exemplos marcantes.

De pronto, o autor apresenta um princípio fundamental: Saiba do que está falando. Estude o material a ponto de dominar o assunto. Pode parecer óbvio, mas a falta de domínio sobre um assunto acaba sempre transparecendo nos detalhes.

Seja você mesmo, controle o ritmo da fala, dê ênfase a determinadas palavras, domine a comunicação não verbal, estabeleça uma relação de empatia com o público: eis alguns dos atributos necessários para que uma apresentação seja bem-sucedida.

Neste último encontro da série sobre a obra de Dale Carnegie, conversamos com Rafael Spínola, da Dale Carnegie Training, encerrando o nosso ciclo de conversas.

Confira o vídeo:



Este post foi escrito por:

Felipe Maciel

Jornalista com 20 anos de experiência no mercado e pós-graduação em Mercado Editorial e em Tradução, trabalhou em jornais, revistas e agências de comunicação. Foi coordenador de comunicação do Sesc Rio. Desde 2010, trabalha no mercado editorial com passagens por algumas das principais editoras do país.

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