As 3 virtudes essenciais para trabalhar em equipe | Sextante

As 3 virtudes essenciais para trabalhar em equipe

Patrick Lencioni

Uma história sobre colaboração

Uma história sobre colaboração

 

Patrick Lencioni é autor de Os cinco desafios das equipes, com mais de 3 milhões vendidos no mundo e 70.000 só no Brasil.

“Com seu estilo único de contar histórias, Patrick Lencioni dá corpo às 3 virtudes fundamentais de um funcionário que joga para o time. Se todos da sua empresa lerem este livro, você verá os resultados dispararem.” — Verne Harnish, autor de Scaling up: Escalando seu negócio

 

 

Com Os 5 desafios das equipes, Patrick Lencioni se tornou uma referência mundial ao mostrar como superar problemas de relacionamento e liderança nas organizações.

Este novo livro apresenta as 3 virtudes essenciais para trabalhar bem em equipe: humildade, ambição e inteligência interpessoal.

Desta vez, Lencioni conta a história de Jeff Shanley, que assume o comando da empresa da família em meio a um turbilhão de problemas.

Ele acredita que só conseguirá salvar o negócio se consolidar uma cultura empresarial forte de contratação e desenvolvimento de pessoas com base nessas virtudes.

Para isso, arrisca-se a perder pessoas talentosas que não sabem trabalhar em grupo e precisa convencer um executivo de que, mesmo sob pressão, não vale a pena admitir profissionais abaixo dos padrões da organização.

Lencioni vai muito além da ficção: oferece ferramentas práticas para identificar, recrutar e desenvolver parceiros ideais de trabalho e mostra como o modelo das 3 virtudes se entrelaça com o dos 5 desafios.

 

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Ficha técnica
Lançamento 17/05/2022
Título original The Ideal Team Player
Tradução Flávio Chamis
Formato 14 x 21 cm
Número de páginas 224
Peso 280 g
Acabamento Brochura
ISBN 978-65-5564-351-0
EAN 9786555643510
Preço R$ 59,90
Ficha técnica e-book
eISBN 978-65-5564-352-7
Preço R$ 32,99
Ficha técnica audiolivro
ISBN 9786555644913
Duração 05h 47min
Locutor Irineu Toledo
Lançamento 17/05/2022
Título original The Ideal Team Player
Tradução Flávio Chamis
Formato 14 x 21 cm
Número de páginas 224
Peso 280 g
Acabamento Brochura
ISBN 978-65-5564-351-0
EAN 9786555643510
Preço R$ 59,90

E-book

eISBN 978-65-5564-352-7
Preço R$ 32,99

Audiolivro

ISBN 9786555644913
Duração 05h 47min
Locutor Irineu Toledo
Preço US$ 7,99

Leia um trecho do livro

Introdução

 

Se alguém me pedir uma lista das qualidades mais valiosas que uma pessoa deve desenvolver para progredir no trabalho – e, por que não, na vida também –, direi que a capacidade de ser um bom parceiro profissional deverá estar no topo. Trabalhar de modo efetivo com outras pessoas e agregar valor à dinâmica do grupo é mais crucial do que nunca, considerando o ritmo com que as coisas acontecem no mundo. Sem essa qualidade, poucos alcançarão o sucesso na vida profissional ou pessoal.

Tenho certeza de que a maioria das pessoas concorda com essa afirmação, por isso fico surpreso com o fato de ser tão raro encontrar bons parceiros de equipe. Acho que o problema está na dificuldade em definir o que significa ser um parceiro. Isso torna o conceito vago e impreciso.

De certo modo, o interesse pelo assunto é superficial e não recebe atenção prática. No livro Os 5 desafios das equipes, demonstro que o verdadeiro trabalho conjunto exige comportamentos concretos e específicos: confiança baseada na vulnerabilidade, conflito saudável, comprometimento, responsabilização e foco nos resultados. Felizmente, com treinamento, paciência e tempo suficientes, as pessoas aprendem a pôr esses conceitos em prática.

Entretanto, admito que algumas são mais propensas ao trabalho em equipe e a abraçar essas cinco diretrizes. Elas não nasceram assim, mas suas experiências, seu histórico de trabalho ou seu empenho real no cultivo do desempenho pessoal as fizeram adquirir as três virtudes estruturais dos parceiros ideais em uma equipe: humildade, ambição e inteligência interpessoal. Pode parecer simples, mas o verdadeiro significado dessas palavras é complexo. Compreender as nuances dessas virtudes é crucial para que elas sejam incorporadas de maneira eficaz.

Nos últimos 20 anos, trabalhei com diversos líderes e observei que, quando um dos membros da equipe carece de alguma dessas três virtudes, é muito mais difícil formar um time coeso, às vezes até impossível. Nossa empresa, The Table Group, vem usando essa técnica para recrutamento de pessoal desde a sua fundação, em 1977, e obteve resultados comprovados – tanto de sucesso quanto de fracasso. Foi assim que chegamos à conclusão de que essas três qualidades aparentemente óbvias representam para o trabalho em equipe o mesmo que velocidade, força e coordenação motora para um atleta: deixam tudo mais fácil.

As consequências são inegáveis. Líderes capazes de identificar, contratar e manter funcionários humildes, ambiciosos e dotados de inteligência interpessoal terão grandes vantagens. Eles estão aptos a formar equipes eficientes com facilidade e ao mesmo tempo reduzir o alto custo associado aos problemas de politicagem, rotatividade e falta de motivação. Colaboradores que incorporam essas virtudes são mais valiosos e relevantes para qualquer empresa que preze o trabalho em equipe.

O propósito deste livro é ajudar a compreender como a combinação desses três atributos simples poderá acelerar o processo de implantação do conceito de trabalho em equipe na sua organização ou na sua vida, de modo que você possa se beneficiar das extraordinárias vantagens que isso proporciona.

Espero que tenha sucesso nesta empreitada. Boa leitura!

 

Parte um

 

A situação

 

Basta

 

Depois de duas décadas, Jeff Shanley já havia padecido o suficiente no Vale do Silício. Longas jornadas de trabalho. Trânsito. Arrogância. Era hora de mudar.

Na verdade, Jeff não estava cansado do trabalho propriamente dito. Tinha uma carreira interessante e bem-sucedida. Após trabalhar com high-tech marketing, aos 35 anos tornou-se um dos fundadores de uma start-up no ramo de tecnologia. Dois anos depois, teve a sorte de ser rebaixado de cargo quando o conselho administrativo decidiu contratar uma CEO mais experiente. Durante os quatro anos seguintes, a nova CEO, Kathryn Petersen, ensinou a Jeff mais sobre liderança, trabalho em equipe e negócios do que ele teria aprendido em 10 anos de faculdade.

Quando Kathryn se aposentou, Jeff também saiu da empresa e passou algum tempo em uma firma de consultoria em Half Moon Bay, nas montanhas ao redor do Vale do Silício. Prosperou e estava prestes a se tornar um dos sócios da empresa. Mas ele e sua esposa se cansaram de manter as aparências e tentar competir com os Jones, seus vizinhos no luxuoso condomínio onde moravam.

Jeff estava pronto para uma mudança. Mas ainda não sabia para onde ir e o que fazer em seguida. Uma coisa era certa: ele não esperava que a resposta viesse na forma de um telefonema de seu tio Bob.

 

Bob

 

Por  três  décadas,  Robert  Shanley  foi  o  mais  proeminente empresário da construção civil no Vale de Napa. Fosse uma vinícola, uma escola ou um shopping: se o projeto fosse em Napa havia grande chance de a construtora Valley Builders (VB) estar envolvida na obra.

Infelizmente para Bob, nenhum de seus filhos estava interessado em assumir a empresa, preferindo trabalhar na área de gastronomia, mercado financeiro e educação. Por isso Bob resolveu ligar para seu sobrinho e perguntar se ele conhecia alguém interessado em dirigir a companhia, já que planejava se aposentar dali a dois anos.

Não era a primeira vez que Bob pedia ajuda. Jeff havia assessorado o tio em algumas ocasiões, especialmente em uma consultoria que prestava ao conselho executivo um ano antes, em um importante projeto relacionado ao trabalho em equipe, um dos focos da construtora. Jeff concentrou seus esforços em criar uma cultura cooperativa mais eficiente no alto escalão da empresa.

Bob admirava o trabalho de Jeff e com frequência o elogiava em reuniões familiares, dizendo coisas do tipo “meu sobrinho é meu melhor conselheiro”. Isso provocava certo deboche de seus primos, que fingiam se ressentir do favoritismo paterno.

Bob tinha muita consideração por Jeff e não esperava que o ambicioso e bem-sucedido sobrinho do mundo da tecnologia se interessasse em trabalhar numa empresa de construção civil. Por essa razão, ele ficou chocado quando Jeff perguntou:

– Você consideraria alguém sem experiência no setor? Por exemplo… alguém como eu?

 

Transição

 

Em um mês, Jeff e Maurine Shanley venderam sua pequena casa em San Mateo e, com duas crianças e um cachorro, se mudaram

para o norte de Napa – a cidade, não o vale. O novo percurso de Jeff até o escritório levava no máximo sete minutos.

Foi durante esse percurso que Jeff começou a sentir uma espécie de remorso. Embora o aspecto doméstico de sua decisão estivesse indo bem, aprender as nuances do setor de construção civil vinha se tornando um desafio maior do que ele havia previsto. Ou, mais precisamente, o problema estava na falta de nuances. Tudo que se referia a construção parecia se reduzir a questões físicas e materiais. Já não havia debates teóricos nem planejamento utópico. Jeff aprendia sobre assuntos concretos que iam do ar-condicionado à madeira e, claro, ao concreto.

Porém não demorou muito para que ele não apenas se acostumasse ao novo modo de trabalho, como também começasse a preferi-lo. Conversas diretas sobre assuntos palpáveis podem ser menos sofisticadas que as do mundo high-tech, mas são mais gratificantes. E ele estava aprendendo mais do que imaginara com seu tio, que não tinha diploma universitário, embora parecesse ter uma compreensão de negócios superior à de muitos CEOs com quem Jeff trabalhara.

Após oito meses de observação e aprendizado, Jeff chegou à conclusão de que a mudança para Napa fora a coisa certa a fazer e que o estresse de sua vida no Vale do Silício ficara no passado.

Ele estava enganado.

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Patrick Lencioni

Sobre o autor

Patrick Lencioni

PATRICK LENCIONI é fundador e presidente do The Table Group, organização dedicada a oferecer ideias, produtos e serviços que aprimoram a saúde empresarial, o trabalho em equipe e o engajamento dos funcionários. É autor de vários livros que, juntos, já venderam mais de 6 milhões de exemplares e já foram traduzidos para mais de 30 idiomas, entre eles Os 5 desafios das equipes, A vantagem decisiva e As 3 virtudes essenciais para trabalhar em equipe, publicados pela Sextante. Também presta consultoria a CEOs e suas equipes de executivos. Em sua base de clientes estão várias empresas da Forbes 500, organizações profissionais de esporte, o Exército americano, instituições sem fins lucrativos, universidades e igrejas. Além disso, todos os anos ele ministra palestras para milhares de líderes em conferências nacionais e em grandes organizações.  

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